1° Seminário Desafios do Jornalismo acontece na próxima segunda com palestrante internacional

Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, o auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebe o 1º Seminário Desafios do Jornalismo. Organizado pela coordenação e pela Agência de Comunicação Institucional (Agecom/JOTAUVA) e Pela Agência UVA, com o apoio do LabProm Eventos e da Agência Criativa, o evento tem como objetivo discutir inovações e tendências para o Jornalismo. 

 

Serão mais de 12h de programação, dividida em três blocos, a partir das 9h da próxima segunda, 30/9. No primeiro, jornalismo investigativo e áreas de conflito estarão em foco. “O Brasil tem alguma tradição no jornalismo investigativo, mas cada vez mais, dentro desse contexto atual, é importante que nós tenhamos jornalistas envolvidos nessa prática. Cada vez mais a sociedade sente necessidade disso. Com a disseminação das novas tecnologias e o alcance das fake news, é importante que nós tenhamos uma prática do jornalismo mais crítica, mais investigativa”, disse o coordenador do curso de jornalismo, Luis Bittencourt. Para ilustrar essa conversa, Ana Araña, especialista em coberturas em zona de conflito e crime organizado internacional, será a palestrante da manhã, mediada pelo professor e Pesquisador Antônio Cláudio Brasil. Ana vem a convite do Consulado Americano, e falará somente para alunos da UVA e da UFRJ.

 

Na parte da tarde, o segundo bloco terá mesa sobre os desafios do jornalismo independente e empreendedor, com o diretor de estratégias e negócios da Agência Lupa, Gilberto Scofield Jr, e Agostinho Vieira, editor e criador do Colabora, um projeto jornalístico que aposta na sustentabilidade muito além do meio ambiente. A mediação será da professora Daniela Oliveira. Também haverá duas oficinas. A primeira, sobre cobertura em comunidades, será com Carla Regina, da Agência de Notícias das Favelas (ANF). Ela é aluna do último período de jornalismo e, além da ANF, também escreve para o jornal A Voz da Favela. A outra oficina será sobre cobertura em tempo real no Twitter, com Cristina Dissat, para mostrar como os jovens jornalistas podem usar suas redes sociais para passar a informação. 

 

As últimas palestras do evento acontecerão a partir das 19h. Thomas Traumann, jornalista com passagem pelas maiores redações do Brasil, autor do livro O pior emprego do mundo, com atuação como porta-voz da Presidência da República e ex-ministro da Secretaria de Comunicação falará sobre o fim do jornalismo tradicional e o consumo de notícias do século XXI, com mediação da professora Cecília Seabra. Para finalizar o evento, os jornalistas, editores e autores de Toca o Barco falarão sobre Ricardo Boechat e a reinvenção do rádio. Bruno Thys e Luiz André Alzer serão mediados pela professora Monica Nunes, e, além de trazerem histórias sobre o ícone do jornalismo brasileiro, venderão livros com 50% de desconto, além de autografarem os exemplares. 

 

Essa é a primeira edição do seminário e o coordenador, Luis Bittencourt, afirma que não será a única. Ele espera que os alunos saiam do evento com uma visão mais empolgada sobre a prática do jornalismo. “Esperamos que o evento amplie a visão dos alunos sobre a profissão e possam aplicar esses conhecimentos para suas carreiras”, diz.

 

SERVIÇO:

1º Seminário Desafios do Jornalismo

Segunda, 30/09

9 às 12h – auditório – palestra valendo 5h AC

14h às 17h – mesas e oficinas valendo 2h AC cada – inscrições em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSde6EIngEGDf1Fp4-GvqMbFM9EPEsIMdKGu_TA7Bc9zBHnTgA/viewform

19h às 21h30 – auditório – programação valendo 5h AC

Programação completa em https://www.facebook.com/events/485364372026942/

Por Luiza Almeida, 5º período

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: