12 lugares no RJ para visitar e fechar as férias com chave de ouro

As férias estão terminando e todo mundo sabe disso. Mas ainda dá tempo de dar uma volta pelo Rio de Janeiro e conhecer lugares maravilhosos. Nossa cidade possui pontos incríveis que você pode visitar sem gastar muito!

Passeios culturais no Rio de Janeiro

1) Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O Rio de Janeiro concentra uma vasta parte histórica em imagens, recordações e saudades de um Rio antigo de tons verdes e azuis. Diante desses cenários, temos no Centro do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil, inaugurado em 12 de outubro de 1989. O “CCBB” do Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do país. O espaço conta com três teatros, duas salas de cinema, galerias e salas de exposição, além da biblioteca e acervo histórico; este último transforma algumas divisões do Centro Cultural em verdadeiros museus com peças antigas mantidas há mais de um século e documentos que se adaptam com o registro do lugar.

Ficou com vontade de visitar, acompanhe a programação no site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h.

2) Museu do Amanhã

Com dois anos de inauguração, o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, Centro, mostra todas as transformações pelas quais a cidade do Rio já passou. O espaço conta com diferentes ideias, explorações e perguntas sobre mudanças em que vivemos em nossos planetas para o futuro e passado tendo uma visão de possíveis cenários de como vai ser o nosso futuro, além do mais há exposições permanentes e temporárias, mas sempre com intuito de promover a interação com o público.

O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, de 10h às 18h. O local não possui estacionamento próprio. Para saber mais sobre a programação: https://museudoamanha.org.br/pt-br

3) Museu de Arte do Rio – MAR

Ainda na rota do Centro da Cidade, você pode dar um pulo ao Museu de Arte do Rio, no Porto do Rio, que conta com uma programação cultural para os visitantes que desejam passar nesse local lindo, além de exposições de curto prazo.

O MAR funciona de terça a domingo, das 10h às 17h e o ingresso custa R$20 (inteira) e R$10 (meia). As terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. Para saber mais da programação e detalhes de suas exposições, acompanhe o site: http://www.museudeartedorio.org.br/pt-br

4) Museu Nacional do Rio de Janeiro

Considerado o maior museu de história natural da América Latina, O Museu Nacional do Rio de Janeiro é um dos mais procurados pelos turistas e cariocas. O casarão fica em dos bairros mais tradicionais da cidade, São Cristóvão, dentro do parque da Quinta da Boa Vista, serviu como residência oficial da família real, e foi idealizado por D. João VI.

O Museu Nacional tem exposições às quais você poderá conferir fragmentos de meteoritos, múmias, representações de dinossauros, alguns elementos indígenas, entre outros artefatos.

Para conferir as exposições e conhecer um pouco o casarão, o museu funciona de Terça a Domingo de 10h – 16h, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão.

5) Um giro pelos pontos de Herança Africana

O Tour tem a finalidade de conhecer e refletir sobre a escravidão de como forma de desenvolvimento educativa para os cariocas e turistas em torno do Porto Maravilha, os seis pontos que destinaram a vida dos africanos e seus antepassados, como Cais do Valongo, Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Cemitério dos Pretos Novos e Centro Cultural José Bonifácio.

Os passeios guiados duram em torno de 2h e ocorrem nas terças-feiras das 9h às 14h, também é possível realizar por conta própria. Para saber mais, acompanhe o site para agendar a visita guiada, http://portomaravilha.com.br/visita

 Passeios ao Ar Livre

6) Feira do Rio Antigo

Para você que gosta de juntar passeios ao ar livre com objetos antigos, você pode conferir a Feira do Rio Antigo, na Rua do Lavradio, Centro, que acontece apenas uma vez por mês, sempre no primeiro sábado de cada mês.

A feira é um dos eventos gratuitos mais prestigiados da cidade, os artesãos expõem seus trabalhos que são verdadeiras obras de arte para quem curte peças de antiguidade. No final da feira, tem uma praça alimentação muito movimentada com música ao vivo, bares e restaurantes que abrem as portas oferecendo pratos especiais aos visitantes que circulam no evento.

7) Samba do Ouvidor

Gosta de samba? Então essa sugestão é perfeita para você. São rodas de samba que acontecem no fim da tarde e vão até o começo da noite, na Rua Ouvidor, no Centro do Rio, em dois sábados do mês. Além do samba, oferecem ótimas gastronomias da região para você saborear.

8) Feira de São Cristóvão

Quem não gosta daquele forrozão regado de culinária nordestina? Estamos falando do lugar certo, a Feira de São Cristóvão ou Feira dos Nordestinos como é conhecida, fica localizado no bairro de São Cristóvão, Campo de São Cristóvão, um dos bairros centrais e históricos da Cidade Maravilhosa, com grande facilidade de acesso e variadas opções de condução, como ônibus, táxis e metrô.

É uma das rotas preferidas dos turistas, nordestinos e cariocas, é comtemplado com artesanato, culinária e música da cultura nordestina em mais 700 barracas. A Feira funciona de terça à quinta, de 10h às 18h, e finais de semana das 10h de sexta às 21h de domingo.

9) Feira das Yabás

Na vibe de música e culinária, você não pode deixar de conhecer a Feira de Yabás, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Madureira, que prepara deliciosas receitas gastronômicas da cultura afro-brasileira. O significado de “Yabás” é “Mãe Rainha” que faz referência aos orixás femininos, e além do mais, a Feira fica perto nas tradicionais escolas de samba da Portela e Império Serrano.
Ficou interessado? A feira acontece no segundo domingo de cada mês, a partir das 13h e a entrada é franca.

 10) Parque de Madureira

Se você gosta de aproveitar o ar livre com piqueniques e amigos, precisa visitar o Parque de Madureira, na Rua Soares Caldeira, 115, Madureira, que oferece várias opções de lazer, como quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol que dividem o espaço com fontes, riachos, quiosques, pista de skate, pomar e brinquedos. Além de também receber apresentações culturais dedicadas aos gêneros musicais.
O parque funciona de terça a domingo, das 5h às 22h.

11) Parque das Ruínas

Quem é apaixonada pelo Rio e não se cansa de apreciar as belezas e paisagens locais, precisa conhecer o Parque das Ruínas em Santa Teresa. Um casarão que teve seu início no século XX, durante ao Belle Epoque, que residiu um dos maiores mecenas das artes da cidade do Rio de Janeiro, Laurinha Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho, Ministro da Fazenda do Governo Campos Sales.

12) Trilha da Pedra Bonita

A Trilha da Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas pelos cariocas e estrangeiros, que tem o seu início na Estrada das Canoas, em São Conrado, pertinho da rampa de voo livre.  O seu percurso é íngreme e dura em torno de 30 minutos. A Paisagem contempla as visões mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro da zona oeste e zona sul.

Gostou? Ficou animado? Depois conta para a gente como foi visitar cada cantinho da nossa cidade maravilhosa!

Laboratório de Comunicação Interna, Thamires Faria, 7º período, Curso de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: