18ª Jornada do SPA discute terapia em evento virtual de psicologia

Futuros psicólogos compartilham suas abordagens terapêuticas

O evento virtual do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) levantou discussões sobre terapia. A 18º Jornada do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o 17º Encontro de ex-alunos do curso se uniram em uma só transmissão, ocorrida entre os dias 20 e 22 de outubro. Os alunos apresentaram estudos de casos de seus pacientes. A supervisora do SPA, Clarisse Medeiros, auxiliou na mediação do evento.

As análises clínicas e abordagens psicológicas estavam no centro das discussões. Casos de síndrome do pânico, ansiedade, neuroses e fugas da realidade foram debatidos. Os estudos de Jacques Lacan e Sigmund Freud também foram utilizados nas construções das análises terapêuticas. Entre os estudos de destaque, Kesia Pereira, aluna do 8° período, abordou o fator do isolamento social na pandemia como um agravamento do quadro de neurose obsessiva de seu paciente.

Em cada caso, o sigilo dos envolvidos é previsto pelo código de ética da psicologia. Por isso, os pacientes citados nos trabalhos receberam pseudônimos. A professora Bárbara Angélica esclareceu que muitos pacientes são alunos ou funcionários da UVA, o que intensifica a relação de proximidade. Pela mesma preocupação de sigilo ético, o evento não pode ser gravado.

O compartilhamento dos diferentes casos terapêuticos se provou um aliado da aprendizagem. Alunos que acompanhavam a conferência online fizeram perguntas após as mesas de apresentação. Surgiram dúvidas a respeito dos diagnósticos dados pelos graduandos, além de observações das narrativas que os pacientes manifestavam. Seja de forma presencial ou a distância, a saúde mental continua sendo objeto de estudo de alunos e professores da psicologia.

Murilo Holanda, 6° período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: