O 18° Fórum de Marketing, realizado na Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, ocorreu entre os dias 22 e 23 de outubro e teve como tema “Marketing Digital – mudando gerações”. O evento contou com grandes nomes atuantes na profissão, além de youtubers, que falaram um pouco de suas trajetórias de vida até entrarem no mundo em que vivemos atualmente, a internet.
De acordo com estudos feitos pela agência We are Social e pela plataforma Hootsuite, apresentados pelo palestrante Christian Bernard, Publicitário e CEO do perguntando.com, o brasileiro fica aproximadamente 9 horas por dia na internet e apenas nas mídias sociais o tempo equivale a 3 horas do dia. “É necessário entender que o mundo mudou após a web 2.0 e mais ainda na web 3.0. Nós somos o terceiro país em que mais se utiliza a internet”, disse Christian.
E uma das plataformas que ajuda e muito a elevar todo esse tempo em que passamos conectados é o Youtube. Para contar um pouco da experiência vivida na plataforma e como funciona as parcerias, foram convidados três youtubers. Maicon Santini, Ator e Publicitário; Calor Eduardo, Geógrafo; Silvio Boia, formado em T.I.
O dono do canal que leva o próprio nome “Canal Maicon Santini”, acredita que a internet tem espaço para todos, mas é importante que as pessoas sejam originais, pois é um dos muitos fatores que fazem a pessoa se destacar, mesmo que gradativamente. “Hoje na internet não importa só os números e sim a rede de pessoas que se acaba criando, em que se leva confiança, amizade e intimidade. A relação que tenho com meu público tem que ser a mesma com um amigo”, disse Maicon.
Já Carlos Eduardo, do canal CorreCadu, contou como surgiu o canal, em que além de mostrar suas corridas, também conta a história do local em que está exercendo a atividade. “Tudo iniciou-se quando participei de uma promoção para correr gratuitamente em Berlim. Acabei não vencendo. Mas com isso descobri que o pessoal me conhecia por estar sempre nas corridas, foi então que decidi dar início ao projeto. E hoje corro a maioria das vezes sem pagar nada, só sendo convidado pelas organizações, graças a influência que a internet nos dá”.
O tema da palestra da Coordenadora de Marketing da Appai, Bianca Martins, foi sobre micro influenciadores. Para a publicitária, o profissional que atua com investimentos junto aos micro influenciadores devem ser calculistas e frios a todo o tempo. “A internet não permite errar muito e quando a verba é pequena a chance diminui mais ainda. Não basta entender qual é o seu público, e sim como ele se comporta na internet. Para se investir é essencial saber isso”.
Além das palestras, o 18° Fórum de Marketing teve a experiência com óculos de realidade virtual, caricatura, além do som do DJ Papel e a apresentação ao vivo da cantora Julia Cascon.
Laboratório de Comunicação Interna, Jonathan Assumpção, 7º período do curso de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca.
Talvez você também goste:
Storytelling and Games | Marcel Casarini é convidado para falar sobre narrativa dentro dos jogos
Evento de “abertura” do semestre letivo dos cursos de Publicidade e Marketing fala sobre como se destacar no mercado atual
Aula inaugural fala sobre possíveis consequências da guerra Ucrânia x Rússia e a relaciona com a vida nas comunidades do Rio de Janeiro
Webinar propõe debate sobre a geopolítica do conflito Rússia X Ucrânia
Cerimônia de premiação de Jornalismo encerra 2021