A moda a serviço do talento e da imagem

O mercado de trabalho na indústria da moda é dinâmico e busca por profissionais plurais, com muitas referências e informação. Para a moda é importante conhecer todo o processo de criação e construção de imagem. O curso de modelagem permite ao aluno aprender sobre planejamento, maquinários, técnicas, tempo e custos de uma produção.

Aline Monçores, Coordenadora do curso na Universidade Veiga de Almeida, diz o que os alunos podem esperar do curso. “ O aluno irá aprender a modelar plano e tridimensionalmente tanto manual como com softwares, terá aulas de costura, têxteis, representação técnica, custos e planejamento. ” É um curso com duração de dois anos e meio.

Aline fala sobre as mudanças do setor ao longo dos anos no Rio. “A moda carioca pode ser dividida em três momentos: o primeiro seria a era de ouro, o segundo um pouco mais depressivo, com maior recessão na indústria, e agora estamos vivendo um momento de reconstrução”.  Para Aline, o Rio colaborou para a identidade visual brasileira na moda. A era de ouro trouxe muita inovação para o que reconhecemos hoje como a moda no Brasil. 

Em 2021, o curso de moda da Universidade Veiga de Almeida completa 25 anos, como um dos mais conceituados do Rio. Alunos e ex-alunos ganham notoriedade artística e representatividade maior no mercado de trabalho por se formarem em um curso conceituado. Um exemplo é o trio formado por um aluno e dois ex-alunos que vai apresentar seus trabalhos no Vancouver Fashion Week, no Canadá. Fonte: Educa Mais Brasil

“Temos resgatado o papel e importância nacional tanto como criadores e também como mercado de grande importância. E é nessa reconstrução que vejo o curso de Moda da UVA, colaborando no pensar e no fazer uma nova moda carioca. ”O curso de modelagem está presente em dois polos, na Barra e na Tijuca. As inscrições já estão abertas para o próximo semestre.

Como a universidade está localizada em São Cristóvão, bairro considerado um grande polo produtivo, Aline pretende expandir as interações de todos com as instalações e laboratórios da faculdade, “ (…) pretendemos promover eventos, workshops e minicursos não só aos alunos, mas para toda a comunidade. “Essas ações permitem a visibilidade de projetos criados por alunos e ex-alunos, como Yuki Mendes, que projetou acessórios conectados por arduino as roupas. ”

 

Dayane Rodrigues, 7° período, Jornalismo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: