A rede social para profissionais

Universidade Veiga de Almeida recebe workshop sobre construção de carreiras utilizando o Linkedin

 

Na tarde da última quinta-feira (09/05), aconteceu no auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida o workshop de formação complementar ‘Linkedin e a construção da carreira na graduação’, ministrado pela publicitária e consultora Clara Nunes. Ela mostrou para cerca de 60 alunos de diversos cursos como a plataforma pode ser útil na construção da carreira profissional ainda na graduação, contribuindo para melhores oportunidades profissionais.

 

Para a estudante de publicidade Caroline Rocha, a palestra foi enriquecedora: “Ela me ajudou a tirar uma dúvida que eu tinha há um tempo, em relação às entrevistas de emprego. Eu criei esse ano o meu perfil no Linkedin, que está bem básico ainda. Agora eu posso incrementar a partir das dicas da Clara”. Caroline participou de uma dinâmica com a palestrante, simulando uma entrevista profissional no palco do auditório.

 

Além do LinkedIn, Clara falou sobre carreira profissional e a evolução do mercado de trabalho ao longo dos anos, mostrando como os profissionais de hoje devem se adaptar e agir para chamar a atenção das empresas. Para ela, falar para alunos de graduação foi uma experiência muito gratificante. “Eu pude perceber que contribui para a formação dessas pessoas, agregando valor e trazendo conhecimento”, conta.

 

O Linkedin parece à primeira vista uma versão do Facebook. Mas, na verdade, é uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais importante. A rede social conta com mais de 300 milhões de perfis atualmente, o que promove a interação entre profissionais e empresas. Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, saber utilizar diferentes plataformas é um diferencial que pode garantir melhores oportunidades para quem busca um estágio.

 

É o caso de Ivan Rackerick, 35 anos, diretor de serviços e operações da Universidade Veiga de Almeida, que já foi contratado três vezes através do Linkedin. “As empresas encontravam meu perfil, viam as experiências e também as recomendações positivas de quem já tinha trabalhado comigo”. Ivan ainda completa: “Vale a pena manter os seus dados atualizados, pesquisar outros perfis e fazer um benchmarking de como estão escrevendo, além de colocar uma foto apropriada”.

 

Além do networking promovido pela própria rede social, a presença de profissionais especializados em carreira é fundamental para quem está na graduação. “Vale também ir em busca de palestras/seminários, não só absorver conhecimento, mas também para trocar informações e mostrar aos recrutadores o quanto você é interessado na sua futura profissão”, conclui Clara Nunes.

João Henrique Oliveira, 5º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: