A semana de Design e Arquitetura UVA veio para unificar o mundo das artes nos cursos

Entre os dias 22 e 26 de outubro, o campus Tijuca recebeu A Semana de Design e Arquitetura. Este grande evento anual é organizado pelos próprios alunos em parceria com os cursos, que ofereceram palestras nas áreas de arquitetura, design e moda.

A abertura do evento foi com a palestra Isso é Arte?, com a presença da artista Clarice Tarran, o professor Alberto Cipiniuk e o artista Marco Antônio Portela, que expuseram em suas falas seus caminhos pessoais, entre outras discussões que permeiam o mundo das artes. Em sua fala, o professor Alberto explica porque a arte e o design são tão próximos “ Essa fronteira flexível e porosa entre arte e design se dá porque a arte é uma forma de trabalho mais antiga e o design é mais recente, então toda teoria que o design emprega para explicar como é sua prática e sua forma de trabalho é baseada na teoria da arte”.

Para fechar o primeiro dia, à tarde e à noite, alunos do segundo período do curso de moda realizaram no bosque um desfile com um material inusitado, como papelão, garrafa pet, discos de vinil, talheres de plástico, lixo eletrônico, fitas e fios, baseado na música “Amor e sexo” da cantora Rita Lee. Essa proposta foi realizada para a disciplina projeto de estrutura, moda e volumes, sob supervisão da professora Luisa Tavares, que explica como surgiu essa ideia “A gente tentou utilizar materiais que tivessem uma possibilidade de reciclagem”. Durante toda a semana as peças ficaram expostas no campus.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 23, às 19h, os palestrantes Felipe Madeira, Amanda Freitas e Nathalia Borges, contaram um pouco de suas trajetórias de estudo, trabalho e criação de projetos. Uma das dicas apresentadas para os futuros designers é o incentivo a participação estudantil em concursos, fundamental para ganhar mais experiência e prática “É nessa hora que mais percebemos do que somos capazes de realizar diante de dificuldades e desafios, quando a grana fica curta é que a nossa criatividade aflora.” conta Felipe.

A palestra do dia 24, às 9h, contou com a presença do diretor, produtor e criador do Rio WebFest- Daniel Archangelo, a técnica em modelagem e figurinista de peças teatrais- Mayra Vaz e o cenógrafo- Carlos Campos, para falar sob o tema do designer no mercado cultural. Os palestrantes narraram por suas experencias pessoais, que esta área de trabalho é procurada por diferentes especialistas, abrangendo múltiplas possibilidades de emprego e que precisam de muito conhecimento, não só de um campo específico. O cenógrafo Carlos Campos alertou que para se destacar nesse meio é preciso saber fazer tudo que for necessário, para se ter um bom resultado esperado para o projeto, pois um projeto mal executado pode manchar a carreira do profissional. Para Mayra, o fundamental é saber se comunicar com os parceiros de trabalho, “Se não dialogar com todos os envolvidos, o resultado não sairá”.

Durante toda a semana, as palestras sobre assuntos gerais foram realizadas no auditório às 9h e às 11h aconteciam encontros mais específicos para cada curso, divididas em salas pelo campus, como o da arquiteta Cyntia Sabat, com a

palestra “Como ter uma carreira com arquitetura de anteriores”. Em sua apresentação, Cyntia contou todo o percalço que passou desde o início como estudante até os dias de hoje. Além de contar as possibilidades que a arquitetura de anteriores oferece aos alunos, ela também mostrou os programas mais usados atualmente, além de dicas de como montar currículo, uso de redes sociais, contratação de profissionais como assessores de imprensa e fotógrafos para registrar e expor seu trabalho na mídia e como funciona as feiras como a “Morar Mais”. Para o Uva em Foco, Cyntia conta que nunca havia feito uma palestra antes para alunos, e apesar do receio e da timidez a arquiteta resolveu aceitar a proposta “ Eu vou porque são pessoas que estão no nível que já tive e eu não tive o que eles tem, vou explicar direitinho e fazer uma troca”. A resposta dos alunos foi tão gratificante que Cyntia pensa em fazer essas palestras mais vezes.

Durante a tarde aconteciam os workshops que foram programados para atender a demanda dos alunos. As aulas iam de conteúdo específicos, como edição de vídeo, à aulas lúdicas como Conversando e Bordando com Lucília Ramos.

Para finalizar o dia, à noite tinha as palestras com uma temática mais específica para cada público, mas ainda aberta para todos que quisessem participar e conhecer mais sobre.

Além disso, estruturas artísticas foram expostas no piso branco com o tema da feira, Dualidade e no piso preto uma feirinha deu a oportunidade aos alunos conhecer e adquirir trabalhos feitos por expositores convidados, como a da artista visual Giovanna Esppenchutz, “Eu desenhei minha vida inteira, mas só comecei a ver isso como trabalho no ano passado”. Apesar de ser muito tímida, ela explica que teve que vencer essa barreira, e a feira ajudou a dar mais visibilidade ao seu trabalho.

Sob a temática da arte, a semana de design e arquitetura conseguiu reunir em seus mais diversos eventos, a arte que está em seus cursos em suas formas e cores, que se reinventam e estilizam ainda mais o mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Laboratório de Comunicação Interna, Anna Beatriz Ferreira, 6º Período e Andreia Dantas, 7º período de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: