Agenda 2030 da ONU é o tema da Secom Tijuca deste ano

Palestras virtuais discutem os ODS e propostas na Comunicação

 

A Semana de Comunicação 2020 (Secom) da Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, é produzida anualmente pelos alunos da disciplina Tópicos Especiais em Eventos, ministrada pela professora Ana Rosado. O objetivo do evento é debater temas atuais e importantes do mundo da comunicação. O assunto deste ano é a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os seus impactos  e propostas. Palestras online, pelo Youtube, acontecem nos dias 27, 28 e 29 de abril, por conta do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. As inscrições são feitas pela plataforma Eventbrite. A Secom Conecta também acontecerá de forma presencial no segundo semestre. 

No dia 27, às 9:30, ocorreu a abertura do evento com a professora da disciplina, Ana Rosado, os coordenadores do curso de Publicidade e Propaganda, Ediana Avelar, e de Jornalismo, Luís Carlos Bittencourt, além das boas-vindas da Reitora da universidade, Beatriz Balena. Durante esse período, foi dito que a Secom precisou se reinventar, graças ao isolamento social, para manter a tradição do evento que ocorre, presencialmente, há 16 anos. A primeira palestra foi com a convidada Roberta Caldo, assessora de comunicação da ONU, que falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Em 2020, a Universidade Veiga de Almeida se tornou parceira da ONU, visando estimular a comunidade acadêmica a contribuir para o alcance metas. Isto se dá convidando os alunos a produzirem e desenvolverem habilidades alinhadas aos ODS. A Secom 2020 aborda o tema não somente para apoiar a parceria da universidade com a ONU, mas também gerar debates sobre a importância da Agenda. “Nós, desde o início do semestre, imaginamos trabalhar com a agenda 2030 porque pensamos, justamente, em um mundo mais focado na paz, no meio ambiente, na sustentabilidade, na pobreza e na redução das desigualdades”, conta a reitora da universidade.

A ONU em 2015 produziu um plano de ações e metas para o planeta, para as pessoas e para o futuro. A Agenda 2030 conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam trazer paz universal, liberdade, o fim da pobreza e estimular o desenvolvimento sustentável em todo mundo. Para a palestrante convidada, Roberta Caldo, a agenda significa um esforço global em que o objetivo é a melhoria da qualidade de vida. Mas para que isso aconteça, ela reforça a importância e o poder da comunicação em simplificar um projeto, aparentemente audacioso, que convide a população a colaborar. “A agenda não é somente da ONU. É um acordo de responsabilidade de todos, como governos, ONGS e sociedade civil”, explica a assessora. 

Roberta Caldo ressaltou a necessidade de cada um fazer a sua parte, seja por meio da comunicação, da reivindicação dos direitos básicos ou na hora de eleger futuros governantes. “Cada um de nós pode fazer um pouco. Podemos pressionar quem elegemos para que criem projetos de lei que contemplem os problemas da nossa cidade, bairro e planeta. Vote de forma consciente”.

 

Fabyane Melo, 7° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: