Aluna da UVA conhece Malala Yousafzai durante visita da ativista paquistanesa ao Brasil

O Brasil recebeu, no mês de Julho, a visita de uma das maiores ativistas do século e a mais nova a receber um prêmio Nobel. A paquistanesa de 21 anos, Malala Yousafzai veio ao país para debater sobre educação e direito das mulheres.

Uma das sortudas que puderam conhecer Malala, foi Ana Luíza Marques, aluna do 6º período de Publicidade da UVA. O encontro aconteceu pela Rede Nami, uma ONG que utiliza artes urbanas para promover os direitos das mulheres, onde Ana Luíza é assessora de projetos.

A aluna contou que o contato aconteceu quando o MalalaFund assistiu uma entrevista de Panmela Castro, presidente da Rede Nami, para a CNN de Londres. Depois disso, receberam a notícia de que Malala viria conhecer a ONG e gostaria de encontrar três meninas, mais novas, que faziam parte do projeto de graffiti. Após uma seleção, foram escolhidas três do projeto e duas da equipe, sendo uma delas, Ana Luíza.

As selecionadas se apresentaram e mostraram o Museu Nami para Malala, um circuito de grafitti na comunidade Tavares Bastos, localizada no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao final, tiveram uma conversa com a ativista, onde ela tentou entender como é a vida das meninas no Rio, suas dificuldades gerais e na educação. Além de também querer saber a relação da arte na vida delas, o que mudou e como achavam que poderiam transformar ainda mais as coisas.

Apesar do nervosismo no dia anterior, Ana Luíza afirmou que o encontro fluiu bem e que ficou responsável por fotografar durante todo o tempo, o que deixou a estudante feliz, já que teve suas fotos rodando pela mídia e pode ser reconhecida.

“Foi mais uma questão de ouvir do que de trocar. Malala se dispôs a ouvir tudo o que tínhamos para falar e só interagiu quando tinha dúvidas ou comentários. Ela foi super atenciosa! ”, compartilha Ana Luíza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Camilla Lemos, estagiária de jornalismo, Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: