Alunos da UVA no Rio2C

Evento que reúne grandes nomes do audiovisual será palco de prática profissional para alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

 

O maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, o Rio2C (Rio Creative Conference), acontece de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. É referência no mercado, pois amplia a estrutura do RioContentMarket, cria plataforma de debates, tendências e negócios relacionados ao segmento do audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia.

A programação está dividida em três áreas: Mercado, Conferência e Festivalia. São vários eventos ao longo dia com profissionais que são referências da área audiovisual, como Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, e Charlie Brooker e Annabel Jones, criador e produtora da série Black Mirror.

Nesta edição, os cursos de Jornalismo e Publicidade da UVA são parceiros do evento. “Abrimos um canal de comunicação com a organização para que pudéssemos participar de uma maneira mais aprofundada do evento”, comenta Luís Bittencourt, o Bitt, coordenador de Jornalismo. A parceria surgiu graças aos relatos da experiência dos alunos que foram, junto com a coordenação, no evento do ano passado.

Os alunos dos projetos independentes de ambos os cursos, como a Rádio UVA, Agência Criativa e o Núcleo de Fotografia, vão cobrir o Rio2C, colocando em prática tudo o que aprendem na sala de aula. “É bastante complexo, são vários eventos dentro de um grande evento e o aluno vai aprender a se mexer do mesmo jeito que um profissional se portaria numa cobertura jornalística ou em uma atividade de publicidade”, afirma Bitt.

Além das atividades de prática, os cursos sortearam 18 credenciais para o Festvalia, que acontece dias 27 e 28 como parte da programação, via concurso interno. Um dos sorteados foi João Paulo Viana, do 7º período de Publicidade e em prática profissional na Produtora Criativa, Imagem e Web. Ele quis participar pois o Rio2C, diferente das outras edições, passou a abranger muito mais a criatividade, como a música e a iniciativa de startups e, também, pela vontade dele em seguir a carreira no audiovisual.

Dentre as palestras, as que João mais aguarda são: A era dos Clipes: A importância do vídeo na construção de um artista na música, Youtube apresenta: Influência com conteúdo – Nerdologia, Manual do Mundo, English in Brazil e BrandContent – expectativa x realidade. “São todas que envolvem o audiovisual, que eu gostaria de abordar no meu projeto de TCC”, comenta.

Outra aluna sorteada foi Beatriz Soares, no 6º período de Publicidade. “Vi no concurso a oportunidade de presenciar mais um grande evento que envolvesse minha área de formação”. Ela gosta de se atualizar, conhecer novas tendências, estar no meio criativo e conhecer o que é novo.

Ediana Avelar, coordenadora de Publicidade, destaca a importância da parceria. “Para um curso ser vivo e atual é preciso fazer esse tipo de parceria, para que o aluno tenha a possibilidade de conhecer e aprofundar novos saberes, principalmente no campo da ciência e da tecnologia”.

A aluna Beatriz Soares vê esse evento como uma oportunidade de explorar além do que ela faz. “Estou animada com a possibilidade de fazer oficina de voz original em animação com a Melissa Garcia, uma das maiores diretoras de dublagem do Brasil”. Ela espera conseguir novas referências na inovação e muito aprendizado envolvendo criatividade nos setores de comunicação, música e tecnologia.

Outra vantagem da parceria é que alunos da UVA têm desconto de 30% na credencial CREATOR e 20% na SUMMIT. Para saber mais sobre a programação e comprar os ingressos, entre no site: http://www.rio2c.com/

 

Carolina Gabri, 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: