ALUNOS DA UVA SE ADAPTAM À VIRTUALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS

O avanço do coronavírus no país fez com que autoridades governamentais tomassem medidas de isolamento social. Estabelecimentos comerciais e instituições de ensino fecharam e o transporte público reduziu a frota. A Universidade Veiga de Almeida, assim como a maioria das universidades do Brasil e do mundo, aderiu à virtualização das disciplinas presenciais, para que o semestre não seja perdido. Mas como os alunos estão se adaptando a esse novo cenário?

Estudar em casa pode ser complicado para alguns, pois necessita de foco, cumprimento de prazos e organização do tempo disponível.  Para os calouros, essa tarefa pode se tornar ainda mais complicada, pois, além de não estarem acostumados com o ambiente universitário, eles chegaram num momento em que é necessária uma adaptação a um novo método de aprendizagem.  É o caso do Jonnas Amaro, aluno do primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda. Para ele, estar no computador e não se distrair com outras coisas é uma tarefa complicada, mas ele afirma que vem se adaptando bem. “Eu consigo entender o que os professores passam tranquilamente. Só não me acostumei 100% porque é a primeira vez que participo de algo do tipo”. Ele elogia também a plataforma de ensino e os professores, esperando que o suporte oferecido continue sendo tão bom mesmo depois da crise.

A falta de computadores com acesso à internet é uma realidade para alguns alunos da universidade. Para atender a todos, múltiplas plataformas têm sido usadas, como grupos em aplicativos de mensagens que permitem a troca de materiais de estudo. Aluna do último período do curso de Fonoaudiologia, Camilla D’avila diz que apesar das dificuldades e limitações, o ambiente virtual tem servido como um apoio, uma estratégia inteligente e bem intencionada da universidade. Ela destaca a atenção que tem recebido da coordenação para que o conteúdo ministrado nas aulas seja ofertado para todos igualmente. “Os coordenadores estão preocupados se os alunos têm acesso à internet, por isso falam constantemente com a gente”.

Com comprometimento e dedicação, o estudo pode ser facilitado e as dificuldades ultrapassadas. A aluna do terceiro período de Publicidade e Propaganda e estagiária da Produtora Criativa do curso, Valeska Assis vem prestando apoio aos alunos e professores. Para ela, o home-office já era rotina, por isso a adaptação tem sido mais fácil. Valeska elogia o empenho dos professores e da coordenação por oferecerem um conteúdo de qualidade para os alunos. “Mesmo que eu tenha dificuldade de entender alguma coisa, as aulas gravadas me ajudam, porque posso ouvir novamente a explicação dos professores, que estão conseguindo deixar as aulas interativas e dinâmicas”.

A aluna ofereceu cinco dicas para o aproveitamento melhor do tempo e do foco para as nas aulas virtualizadas:

1 – Acordar cedo, para ter certeza de que você terá tempo para cumprir todas as suas metas. Manter a mente saudável faz toda a diferença na vida e nos estudos;

2 – Tomar banho e tirar o pijama, pois começar o dia com um banho renova as energias e te dá mais disposição para enfrentar as horas de estudo e trabalho. É certo que dentro de casa buscamos ficar o mais confortável possível, mas para muitas pessoas, usar pijama o dia inteiro faz com que o corpo e a mente achem que o dia está reservado para a preguiça. Não é isso que você precisa, portanto, foco!

3 – Tomar um café reforçado, porque a alimentação é um fator importante na rotina. Ao fazer uma boa alimentação logo no início do dia, você também garante energia até a hora do almoço;

4 – Evitar distrações externas, pois as redes sociais distraem. Na hora das aulas e tarefas, tente deixar de lado o celular, e você verá que vai conseguir um desempenho maior nos estudos;

5 – Procurar estar confortável no ambiente de estudo, porque é importante que você se sinta bem. Ficar sozinho funciona e evita distrações.

 

Por Clarissa Lomba Gonçalves, 6º período

 

Foto do arquivo pessoal de uma das alunas, Valeska Assis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: