Alunos de Jornalismo da UVA produzem reportagens para a Rádio CBN

Conhecido como Focas No Ar, o projeto é uma Extensão do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) dos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio em parceria com a Rádio CBN. O programa tem como principal objetivo estimular os alunos a terem uma experiência com produção de reportagens além daquelas proporcionadas em sala de aula.

Apesar das dificuldades para realizar um trabalho bacana, os alunos que participam do projeto afirmam que o “Focas No Ar” é um grande aprendizado profissional para eles. O estudante Diego Pedroso, do 7° período, comenta que toda correria para pensar em pautas, conseguir entrevistados e escrever roteiros, fez com que ele crescesse muito dentro da profissão. “Acredito que a responsabilidade, a agilidade e a calma foram coisas essenciais que adquiri durante o projeto”. Diego também reconhece que projetos como esse na Universidade só vem para agregar, pois é onde eles têm a oportunidade de encarar na prática tudo que aprendem na teoria. Já a aluna Carolina Ewald, também do 7° período, afirma que o maior aprendizado é a sensação de você trabalhar para uma mídia real e muita gente não dá valor a esses projetos dentro da faculdade. “O que importa realmente é a nossa dedicação, a sede pelo aprendizado e a valorização do lugar em que você está expondo o seu trabalho. Foi muito bom e enriquecedor para mim”, destaca.

Trabalhar com deadline, prazo apertado e a supervisão de uma profissional com experiência na área, fez com que Carolina e os outros alunos tivessem um aprendizado maior do trabalho na prática. “A supervisão, você ver porque errou, o que você acertou, o feedback é muito bacana”, destaca Carolina. E para a professora e coordenadora do projeto, Mônica Nunes, um dos grandes desafios é justamente fazer com que eles compreendam a importância do cumprimento dos prazos.

Os alunos ainda são responsáveis por todo o processo de escolhas de pauta, pesquisa de dados e fontes, gravação de entrevistas, edição, além de apresentarem os programas. Assuntos como: Gordofobia, Crimes Virtuais, Testes em Animais, Tecnologia Assistiva, Profissionalização do Crossfit e Surf, já foram alguns dos temas escolhidos por eles e aprovados pelos diretores de Jornalismo da Rádio CBN.

Para Giovanna Faria, que está no 6º período e teve sua primeira experiência com rádio, foi apaixonante, desde a preparação da pauta até a gravação. Ela acredita que a responsabilidade com o prazo e com o texto foi um dos aprendizados que teve do projeto. “São neles que você aprende os detalhes e dicas, que na sala de aula passam despercebidos”. A aluna afirma ainda que ter uma matéria que já saiu na CBN é importante também para colocar em seu portfólio. “É na universidade que você ganha experiência para o mercado de trabalho”, completa.

Já para a aluna do 7º período, Luana Sousa, que participou de um dos primeiros programas do “Focas No Ar”, ao lado de Diego Pedroso e Carolina Ewald, ter participado do projeto somou muito para o começo de sua vida profissional. Ela lembra que refazer todo o conteúdo quantas vezes fosse necessário até chegar ao resultado com qualidade foi um baita desafio. “A gente não pode ser preguiçoso nessa profissão”.

Com um total de 12 podcasts veiculados, o Programa CBN Universidades, que iniciou em março de 2017, completou um ano com novidade: a sua renovação até fevereiro de 2019. E, uma das dicas que a professora Mônica Nunes, compartilha para os alunos que estão iniciando agora no projeto é: “Aproveitem essa experiência, aproveitem essa oportunidade de falar para uma grande emissora de Rádio. Esse é o momento de vocês começarem a tomar conhecimento de uma linguagem pouco conhecida pelo público jovem”.

Então, para você que também curte Radiojornalismo, não perca! Todo terceiro sábado do mês, a partir das 11h30, a Rádio CBN Rio tem um podcast diferente do programa “Focas No Ar”.

Laboratório de Comunicação Interna, Karine Santos, 7º período, Curso de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida – campus Tijuca

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: