Palestra sobre Simplicidade Criativa foi tema da aula inaugural do curso
Uma oportunidade de aprender com um dos maiores publicitários do Brasil. Os alunos de publicidade e propaganda do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida puderam começar a segunda-feira (19) com uma palestra sobre Simplicidade Criativa — combinação de planejamento e criação para chegar às melhores estratégias — com Gustavo Bastos, publicitário e dono da premiada agência Onzevinteum. Dentre outros temas, ele apresentou cases de sucesso, como as propagandas para a cervejaria Rio Carioca, e um anúncio de carro que rendeu uma reportagem no jornal NY Times.
O tema da aula inaugural, simplicidade criativa, é o slogan da agência de Gustavo, que destacou a obrigação de uma campanha, que é gerar repercussão. Ele ainda mostrou que a criatividade pode fazer de uma propaganda mais simples um sucesso, como no caso de uma peça publicitária para um frigorífico, que se tornou líder de vendas mesmo com um orçamento muito menor do que os concorrentes. Outro exemplo citado foi um dos maiores destaques da agência: as campanhas para a cerveja Rio Carioca, com tom politizado e bem humorado, aliado a um timing perfeito, tornaram a marca conhecida nacionalmente em menos de quatro anos.
“Na faculdade, o aluno tem a visão acadêmica, mas também é importante ter o contato com profissionais do mercado, ver como os conteúdos da faculdade se aplicam ao mercado de trabalho, como se desenvolvem as ideias”, afirmou o publicitário. Para a coordenadora, Ediana Avelar, a presença de profissionais renomados contribui bastante na formação do futuro profissional. “Para nós é muito importante fazer essa aproximação do acadêmico com o mercado. O nosso intuito é focar na empregabilidade do aluno, e estamos nos esforçando para trazer cada vez mais exemplos de profissionais de diferentes áreas”, conta.
A estudante de Publicidade, Luisa Nascimento, reafirma o valor de eventos como esse para os alunos. “Os palestrantes compartilham suas experiências e conhecimentos, além de dar dicas sobre carreira. Nessa aula eu pude tirar dúvidas e entender a proposta da Simplicidade Criativa. Essa oportunidade agrega muito para o nosso crescimento pessoal e profissional”, finaliza.
Por João Henrique Oliveira, 6º período
Fotos: Prof. Ana Cristina Rosado
Talvez você também goste:
Storytelling and Games | Marcel Casarini é convidado para falar sobre narrativa dentro dos jogos
Evento de “abertura” do semestre letivo dos cursos de Publicidade e Marketing fala sobre como se destacar no mercado atual
Aula inaugural fala sobre possíveis consequências da guerra Ucrânia x Rússia e a relaciona com a vida nas comunidades do Rio de Janeiro
Webinar propõe debate sobre a geopolítica do conflito Rússia X Ucrânia
Cerimônia de premiação de Jornalismo encerra 2021