Aula inaugural de jornalismo abre o semestre com chave de ouro

As boas-vindas aos calouros de Jornalismo do período de 2021.1 foram oferecidas em ótima companhia, e para todos os gostos. Impresso, rádio, TV: nenhuma área de atuação ficou de fora das aulas inaugurais do curso, transmitidas virtualmente em dois turnos, às 9h e 19h, no canal da Casa da Comunicação no YouTube na quarta-feira (17).  

Mais de 140 espectadores prestigiaram as jornalistas Carolina Ewald (produtora da TV UVA), Suzana Liskauskas (repórter freelancer do Valor Econômico) e Lilian Ribeiro (repórter da GloboNews) no primeiro dos encontros, intitulado “Mulher Jornalista na sua tela: entendeu ou quer que eu desenhe?” 

Lilian, principal convidada da live das 9h, conversou com Suzana, Carolina e os demais presentes sobre temas que tem se mostrado recorrentes no Jornalismo atualmente, entre eles, as fake news. “Quem cobre o cotidiano precisa ser rápido, mas rápido a que preço?”, refletiu a repórter sobre a quantidade abundante de informações à disposição dos jornalistas, que precisam ser checadas com muita atenção. Liskauskas, que mediava o encontro, concordou com a colega e enfatizou para quem as assistia: “Vocês, como jornalistas, são embaixadores da informação; da boa informação!” 

“Quem cobre o cotidiano precisa ser rápido, mas rápido a que preço?” (Lilian Ribeiro)

As convidadas deixaram ainda uma dica para estudantes novos e antigos ao lembrá-los que a prática profissional pode ser experimentada mesmo na faculdade. Estágios, até mesmo voluntários, para quem pode participar, são oportunidades valiosas. “São muito bons para conhecer as diferentes áreas do Jornalismo”, afirma Lilian. 

As jornalistas combatem a desinformação em sua profissão e dia a dia

live das 19h também foi repleta de experiências e conselhos. Diferente da parte da manhã, o tema da vez foi um dos veículos de comunicação mais antigos: o rádio. Os convidados Nayara Alves (locutora da Antena 1), Thiago Gomide (presidente da Rádio Roquette Pinto) e Bettina Chateaubriand (produtora da Rádio Cidade), que não pôde participar ao vivo, porém mandou um vídeo para enriquecer a discussão, conversaram com os alunos e a mediadora da live professora Mônica Nunes sobre a importância desse meio de comunicação. A live foi transmitida pelo canal do YouTube Casacom Conecta. 

Os mais de 200 alunos presentes puderam ouvir uma rica discussão sobre como o rádio foi evoluindo com o passar dos anos e a relevância que ele ainda tem na sociedade. Bettina, que também já foi locutora da Band News FM, deu o pontapé inicial ao bate-papo trazendo reflexões sobre esse veículo de massa. “Agora cada vez mais é preciso focar em produção de conteúdo diferenciado, criar pautas interessantes e sempre aproveitar a agilidade que ele possui”, destacou. 

Os alunos do curso de jornalismo demonstraram ter ficado muito animados para o início do semestre após os dois turnos da aula inaugural.  

Profissionais do rádio debatem sobre a importância desse veículo de comunicação (Imagem: Print de Tela)

Gabriel Folena 3º período e Amanda Ramos 7º período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: