Aula inaugural do curso de Publicidade e Propaganda da UVA traz publicitário do Google para conversar com os alunos

Nesta segunda-feira (14), o canal do Youtube CasaCom Conecta, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, transmitiu a aula inaugural da Publicidade, que trouxe para conversar com os alunos Caio Avelar, Growth do Google. O  publicitário falou, diretamente da Califórnia, sobre sua trajetória profissional e deu várias dicas aos participantes da live.

O convidado destacou a necessidade de se ter a  mente aberta para a diversidade, pois pensar a inclusão social é essencial para se tornar um bom profissional. Além disso, enfatizou a importância dos alunos entenderem a linguagem da programação, não terem medo da matemática e saberem falar inglês. 

 Aprender a língua inglesa, na opinião de Caio, é essencial para o profissional se relacionar globalmente. “Eu não estou dizendo para você dominar o inglês ou ser fluente nele. Quando entrei no Google, eu falava o mínimo e suficiente para me comunicar”, disse.  Ele ainda sugeriu que os estudantes busquem aprendizados que os tornem mais criativos e estratégicos. “Tenham conhecimentos diversos e sabiam para além dos  assuntos que vocês já dominam. Saibam um pouco de tudo”.

 Segundo Caio, ter a mente de um aprendiz faz toda a diferença, porque sempre há algo novo a se aprender. “O meu maior medo é achar que já sei tudo. Por isso, a dica que eu dou é: seja uma pessoa aberta ao aprendizado. Seja uma pessoa confiante, mas não seja arrogante”.  Além de estar aberto a novos conhecimentos, deve-se ter atenção à diplomacia no comportamento e nas ações. “É essencial que você seja uma pessoa que saiba dialogar e que tenha respeito pelo outro. Você precisa saber se relacionar bem com as outras pessoas e negociar com elas no sentido positivo da palavra”, ressaltou.

 Não só o bom relacionamento com os colegas de profissão é importante para se tornar um bom comunicador. Para atuar no mercado de trabalho, também é exigido que o profissional tenha conhecimento em programação e saiba lidar com números. “Existe um pré-conceito de que o comunicólogo não entende de matemática e não é bom em exatas.

Eu não estou dizendo que você precisa ser um engenheiro. Não é isso. Você não precisa saber tudo, mas você precisa não ter medo de encarar o número”.

 Além de perder o medo dos cálculos matemáticos, Caio aconselhou que os alunos buscassem estágios de uma forma mais abrangente, ainda mais sendo a primeira experiência profissional. Ele não acredita em carreiras lineares, embora elas existam. “Mesmo que não seja uma vaga que não é exatamente a que você sonhou, pense em como transformá-la em uma experiência rica que pode levá-lo ao próximo passo dentro da sua carreira”, explica. 

 

Letícia Montilla da Silva Braga, 8° de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: