Caixinhas de absorvente invadem os banheiros femininos da UVA

Sentiu uma dorzinha estranha? Um estresse fora do comum? Ou aquela indisposição que não dá vontade nem de sair da cama? Prepare-se, pois, sua companheira de todos os meses está prestes a chegar!!! Mas cuidado, nem todas as mulheres apresentam esses sintomas e por isso podem ser surpreendidas. Foi pensando nisso que a Frente Feminista de Relações Internacionais, da Universidade Veiga de Almeida – Campus Tijuca, decidiu implantar caixinhas com absorventes disponíveis em alguns banheiros da faculdade.

Após uma longa jornada, envolvendo petições e a gravação de um vídeo reivindicando a importância desse auxílio, finalmente as caixinhas foram instaladas, surpreendendo muitas mulheres que vem frequentado os banheiros da universidade. Um exemplo disso foi a aluna de psicologia, Juliana Pereira, de 32 anos, “Achei uma ideia maravilhosa, se eu tivesse visto cerca de cinco minutos antes, nem teria ido à farmácia comprar um pacote de absorvente que estava precisando”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inspirada em outras universidades, como por exemplo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a iniciativa se tornou de grande importância, pois a faculdade é o lugar em que muitas alunas passam boa parte de seu tempo. Para Fernanda Mello, 21 anos e coordenadora da Frente Feminista de R.I, a política de pegar um absorvente quando for preciso e deixar outro quando puder, pode gerar empatia e solidariedade entre as mulheres.

Com isso, cria-se uma consciência coletiva pelo campus da universidade, o que faz com que muitas mulheres sintam-se cada vez mais comprometidas e engajadas com a ideia, evitando situações constrangedoras. Esse foi o caso da aluna de jornalismo, Thamires Pedroza, de 22 anos, que diz ser imprescindível a reposição dos absorventes nas caixinhas, prevenindo que as estudantes passem por momentos repentinos assim como ela. “Minha menstruação veio de surpresa enquanto estava na aula, tive que sair da sala e ir até a farmácia mais próxima para comprar um pacote de absorvente”, conta.

De agora em diante, espera-se um vínculo cada vez maior entre as mulheres da universidade e essa iniciativa da Frente Feminista, visando um bem em prol de todas as estudantes. Para todas aquelas que sonharam em conquistá-la, a caixinha passa a ser sinônimo de orgulho.

  • Você conhece a Frente Feminista de Relações Internacionais?

A frente Feminista de Relações Internacionais hoje é um espaço de acolhimento para as alunas de R.I e aberto a todas as mulheres que queiram entrar. Os encontros são semanais e com temas em torno do movimento e de crescimento pessoal, grupos de estudos e rodas de conversa.

Laboratório de Comunicação Interna, Isadora Farias e Ivy Vera-Cruz, 6º e 8º período, Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida.

 

2 thoughts on “Caixinhas de absorvente invadem os banheiros femininos da UVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: