Campus Tijuca da UVA recebe a Semana da Comunicação

A 15ª edição do evento teve como tema os 50 anos da ida do homem à Lua

Dos dias 20 a 23 de maio, o campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu a 15ª edição da Semana de Comunicação (Secom), organizada pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e pela professora Ana Cristina Rosado. O tema desta edição foi “Do homem na lua ao carro no espaço”. Os alunos de puderam assistir palestras e participar de oficinas com profissionais reconhecidos pelo mercado, além de concorrerem a brindes.

Uma das novidades foi o anúncio do projeto de Mentoria para os cursos. O objetivo é oferecer suporte, orientações e assistência sobre o curso e a profissão para os alunos. Para isso, foram anunciados pelos coordenadores de publicidade e jornalismo, Ediana Avelar e Luís Carlos Bittencourt, o Bitt, dois mentores sênior e dois mentores júnior.

No primeiro dia da Secom, os palestrantes debateram o tema “Realidade aumentada e inteligência virtual”, que contou com a presença de André Ladeira (sócio-diretor GeoConhecimento Empreendimentos e coordenador acadêmico da UVA), André Sih (sócio-diretor Fu2re), Flávio Mayerhofer (CEO Macchiato Inovação) e Paulo Cesar Rodrigues (astrônomo do Planetário Rio). A moderadora do debate foi a professora Adriane Figueirola.

Já o segundo dia, na parte da manhã, o tema foi “Rádio e Internet”. Nomes como Beto Estrada (apresentador do podcast “Matando o Robô Gigante”), Júlio Lubianco (mentor do BRIO) e Gustavo Sleman (repórter da Band News FM e colunista) estiveram presentes no debate, ministrado pela professora de Radiojornalismo Mônica Nunes.  Eles falaram sobre como o mercado de rádio vem se modificando com o avanço da Internet, a popularização dos podcasts os desafios das mídias tradicionais para adaptarem o seu conteúdo para esse formato.

A noite do segundo dia foi dedicada aos  “Avanços da tecnologia como construção da sociedade”. A professora Diana Damasceno mediou o debate entre Luciana Barreto (apresentadora da TV Brasil), que falou sobre os discursos de ódio contra os negros na Internet, Victor Azevedo (especialista em negócios digitais), que trouxe a relação do indivíduo com a tecnologia, e Priscilla Lusie (cientista de dados da GloboPlay), que explicou o funcionamento da plataforma para atingir o maior número de público possível. 

A manhã de quarta-feira, terceiro dia do evento, tratou de um tema bastante em alta nos últimos anos: empoderamento feminino. A palestra “Mulheres Digitais” teve a participação de Camila Paula (coordenadora de Marketing de Conteúdo Descomplica) e Carla Knoplech (diretora da Forrest), além da moderadora, Natália Pacheco, coordenadora de comunicação institucional da UVA. 

A noite do terceiro de evento foi reservada para as oficinas de Marketing Digital, com Pedro Lyra (ex-aluno do curso de Publicidade da UVA e diretor de arte na Agência 3), e Jornalismo de Dados, com Luís Guilherme Julião (analista de inteligência de mercado da Globosat), que ministrou recentemente curso de extensão sobre o tema na universidade. 

A manhã de quinta-feira também foi de oficinas, com a presença da equipe RedBone da UVA, representados pelo professor de Engenharia da Computação, Thiago Gabriel, e pelos alunos Ramon Perez e Luiza Basso. Eles falaram sobre a utilização de drones na produção audiovisual, além de explicarem o seu funcionamento. A segunda oficina abordou cobertura em tempo real, com a diretora de contas da ArtPlan, Ana Deccache, que mostrou um dos cases de maior sucesso da agência: a divulgação da marca e do evento Rock in Rio.

A última palestra da Secom foi sobre Cultura Geek: diversidade na Tecnologia. Carol Crespo (digital influencer e dubladora da personagem da atriz Emilia Clarke, de Game of Thrones, entre dezenas), Daniel Orlan (sócio-fundador da Miles Stone e Affero), Eduardo Miranda (criador de conteúdo) e Mateus Nitzche (produtor de linha na Combo Estúdios) foram os convidados. A palestra foi mediada pela professora Cecília Seabra.

O evento terminou com um desfile de cosplay e teve como premiação para 1º lugar um vale de R$ 500,00 em tatuagem pela Arte na Pele e um voucher do Outback. O 2º lugar ganhou uma cesta de café da manhã e um ensaio fotográfico e o 3º lugar ficou com um par de ingressos Kinoplex Cinemas e um voucher da Parmê. 

Para a professora Ana Cristina, esse tema deu a oportunidade de mostrar para os alunos as modernidades na área da comunicação. “Nosso objetivo é mostrar para os estudantes uma percepção sobre o futuro e como eles devem se preparar para isso, através dos melhores profissionais”.

Por Carolina Gabri, 7º período e João Henrique Oliveira, 5º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: