Curso de Administração da UVA aborda diferentes temas sobre empreendedorismo

 Professores da universidade discutiram questões atuais em palestra virtual

 

Na última quarta-feira (23), a coordenação de Administração da Universidade Veiga de Almeida promoveu uma palestra virtual, via plataforma Zoom. Os professores Célia Paradela, Marcos Salles, Flávio Nogueira foram convidados para abordar diversos temas durante o evento. A mediação ficou por conta do Celso Salgado. 

 

O evento “Painel sobre Empreendedorismo”, apresentou os seguintes temas: perfil do empreendedor, com a professora Célia Paradela; inovação e prospecção em empreendedorismo, com professor Marcos Salles e o ecossistema empreendedor no Brasil pós pandemia, com professor Flávio Nogueira.

 

Célia Paradela abriu a palestra relatando a história do termo ‘empreendedorismo’ e adicionando o fato de que a palavra só popularizou, no Brasil, em 2004. Para Célia o conceito de empreendedorismo significa: “a atividade inerente à gestão inovadora de negócio ou dos processos, buscando sucesso em meio ao mercado.” A professora ainda acrescenta que inovação, criatividade, comprometimento, liderança, perseverança, responsabilidade, flexibilidade, ousadia, organização, empatia, persuasão, negociação e integridade são algumas das características do perfil empreendedor. 

 

Para Célia os empreendedores possuem uma visão ampliada para novas oportunidades, assumem riscos, identificam e antecipam situações e estabelecem o planejamento e o controle de cada negócio. “As pessoas empreendedoras inovam e  fazem o que ninguém nunca fez. Além disso, criam estratégias e estão sempre atualizadas”, comenta a professora.

 

Flávio Nogueira, seguiu o evento ao comentar que muitas pessoas resolveram empreender devido aos novos desafios enfrentados pela pandemia do novo coronavírus. Dario Neto, diretor geral do Capitalismo Consciente Brasil e CEO do Anga Capital, acrescenta ao dizer que a covid-19 impactou o ecossistema empreendedor no Brasil e deixou novas oportunidades florescendo, como em toda crise. Responsividade e consciência podem ser dois conceitos interessantes para o ecossistema empreendedor pós pandemia.

 

Para encerrar, Marcos Aurélio, trouxe uma reflexão sobre a “Mentalidade elástica”. Tal conceito significa: “um conjunto de atitudes e habilidades que se aprende e que a sua origem está em uma mudança simples, mas poderosa. É deixar de querer mais recursos e agir de acordo com as possibilidades proporcionadas pelos já disponíveis.”, segundo Scott Sonenshein. Segundo o professor Marcos, como empreendedor “precisamos nos reinventar e nos adaptar o mais rápido à nova realidade.” 

 

Marcelle Abrantes, 8 período. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: