A cultura digital despertou os alunos para as possibilidades do trabalho em comunicação
Inovação, comunicação, desafios. Com destaque para o empreendedorismo na área, o Desafio Media Lab de Comunicação e Inovação foi lançado para os alunos. Em formato de hackathon, maratona para o desenvolvimento de soluções e habilidades, o desafio contou com a parceria da Jovens Gênios, startup do setor de educação focada na aprendizagem da matemática.
Guilherme Wenzel apresentou o case da Jovens Gênios, criada no final de 2017. Ele, que é publicitário, reconhece a importância da graduação para desenvolver o próprio negócio. “O curso de publicidade foi chave, por ser amplo, e me permitiu entrar no data-driven marketing, que aborda a análise de dados”, declarou o profissional, que vive os desafios de expandir o negócio.
Esses caminhos impulsionam a curiosidade dos alunos. O estudante do 2º período de Publicidade, Matheus do Nascimento, 20, acredita que o tema apresentado é fundamental para quem está no início da graduação. “Nunca ouvi falar sobre o Hackthon! O bom é saber que os desafios e as novas ideias poderão ser compradas por empresas no futuro”. A surpresa foi semelhante para caloura Vanessa Fragoso, 31, que observou na parte de conteúdo o destaque da tarde. “Meu noivo participa do Hacktudo, uma competição de game, mas eu não achei que a Publicidade e o Marketing pudessem utilizar esse tipo de formato”.
Além do exemplo para os alunos, o debate também contribui para os professores, que falaram sobre os desafios das atuais transformações necessárias na educação e os impactos sobre a forma de ensinar. Um termo em inglês foi utilizado para definir um conjunto de competências comportamentais que se tornou fundamental: “O desafio trabalha ligado à inovação, que também desenvolve as chamadas soft skills”, explicou o Coordenador do Media Lab, professor Cadu Ribeiro, frisando a importância de investir em novos talentos para acompanhar as transformações mercadológicas e desenvolver o trabalho em equipe e a comunicação, que serão diferenciais para os alunos.
Desafio em dose dupla
Assim, dois desafios foram lançados. O primeiro é como expandir a atuação da Jovens Gênios para outros estados do Brasil, que visa entender quais são os caminhos possíveis para expandir sua presença em outros estados. O segundo é como envolver mais os pais dos alunos para eles incentivarem o uso da plataforma, com o objetivo de desenvolver estratégias para dialogar com os pais que, por terem aprendido em métodos tradicionais de ensino, apresentam resistências a games e metodologias ativas.
O desafio é uma parceria dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Sistemas de Informação com a Edtech Jovens Gênios.
Inscrições:
Data final e primeiro dia do encontro: 28/11/2019
Os próximos encontros estão previstos para fevereiro e março de 2020.
As inscrições são individuais para depois criar as equipes.
Pré-requisitos: o Desafio é aberto para estudantes de todos os cursos e períodos, inclusive alunos do ensino médio.
Os interessados devem enviar nome, idade, curso, período e o contato por e-mail para ceduardo.fonseca@uva.br até o dia 28/11.
Por Karina Figueiredo, 7º período
Talvez você também goste:
Storytelling and Games | Marcel Casarini é convidado para falar sobre narrativa dentro dos jogos
Evento de “abertura” do semestre letivo dos cursos de Publicidade e Marketing fala sobre como se destacar no mercado atual
Aula inaugural fala sobre possíveis consequências da guerra Ucrânia x Rússia e a relaciona com a vida nas comunidades do Rio de Janeiro
Webinar propõe debate sobre a geopolítica do conflito Rússia X Ucrânia
Cerimônia de premiação de Jornalismo encerra 2021