Desafios da pandemia para professores

 Devido à pandemia do novo coronavírus no Brasil, as universidades precisaram  mudar seus métodos de ensino para proteger a comunidade acadêmica. As aulas presenciais foram virtualizadas, na tentativa que o semestre não seja perdido. O Ministério da Educação (MEC) autorizou essa troca enquanto durar a pandemia. O ensino à distância é a alternativa recomendada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

 Segundo os professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, Guilherme Carvalhido e Altayr Derossi, as maiores dificuldades que estão enfrentando com a virtualização das aulas é a adaptação às plataformas digitais e instabilidade da internet. ‘’Houve a necessidade de uma adaptação rápida, pois por mais que soubéssemos usar as ferramentas, não era com um grande público’’, conta Carvalhido. Já para o professor Altayr, “a adequação está sendo a melhor possível. Temos trabalhado muito em home office para que tudo transcorra da melhor forma para o aluno”.

 É importante entender que a virtualização das disciplinas presenciais é diferente do ensino à distância (EAD).  Na primeira metodologia, o professor ministra a aula ao vivo, por uma plataforma digital, no mesmo dia e horário que se daria a presencial, já na segunda, o aluno pode acessar os módulos no ambiente online em qualquer dia e horário.

 Apesar dos desafios, que não são poucos, os professores estão confiantes em relação à aprendizagem dos alunos com a virtualização, pois têm certeza que se houver dedicação dos estudantes e atendimento às atividades propostas, a absorção de conhecimento não será prejudicada.

 

Bárbara Barth, 6° período

 

Foto de capa: professor Altayr Derossi preparado para começar a aula online / Foto arquivo pessoal

 

 

 

 

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