Dia Nacional do Fonoaudiólogo é celebrado recebendo ex-aluno preparador vocal do vencedor do The Voice Kids 2020

Nesta quarta-feira (09), a Universidade Veiga de Almeida comemorou o Dia do Fonoaudiólogo recebendo Wendell Pereira, aluno formado pela instituição e que hoje atua na área. A palestra aconteceu via Zoom e tratou do tema “Atuação Fonoaudiológica na Preparação Vocal para o The Voice Kids”.

O fonoaudiólogo começou contando um pouco da sua trajetória na profissão e explicando que seu primeiro passo na carreira foi como professor de canto e só depois ingressou na faculdade de fonoaudiologia. Sua formação ainda seguiu com uma pós-graduação e com o curso de teatro no Miguel Falabella. Foi na peça de teatro Rua Azusa, na qual atuava como preparador vocal e ator, que Wendell conheceu Kauê Penna.

Depois de alguns anos trabalhando juntos, Kauê se inscreveu no The Voice Kids e convidou Wendell para ser seu preparador vocal, oferta que aceitou prontamente. O ex-aluno da UVA conta que a escolha das músicas a serem cantadas pelas crianças no reality era dos jurados e que ele não era informado das mesmas. Logo, tinha que atuar de forma geral, sem poder focar em técnicas específicas para cada canção. Wendell tinha como tática tratar prioritariamente da saúde geral de Kauê, além da saúde vocal, da alimentação e da hidratação, tentando enxergar o ser humano como um todo e não como uma parte.

Mas além de todos os desafios do reality, Wendell ainda contou com alguns extras. A edição de 2020 foi interrompida durante as gravações devido a pandemia, voltando apenas 9 meses depois com uma versão reformulada, na qual os participantes gravaram suas performances de casa e tinham que se adaptar à realidade de não mais cantar para uma plateia e sim para uma câmera. 

No meio de todas essas mudanças ocorrendo pelo mundo, a mais pessoal também apareceu, a muda vocal. Nesses meses em que o programa ficou fora do ar, Kauê experienciou a modificação vocal que ocorre na transição da infância para a adolescência nas vozes masculinas. Com isso, Wendell teve que ensiná-lo a adaptar todo seu conhecimento para uma nova voz e novos tons, fato que também não foi um impedimento para Kauê, que se tornou o vencedor do The Voices Kids 2020.

 

Letícia Freitas, 7° período. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: