Discussão sobre cidades possíveis abre a segunda noite da SECOM Conecta

O segundo dia da Secom Conecta trouxe Eduardo Goldenstein, diretor e produtor de cinema, para falar sobre a série “Cidades Possíveis”, que estreia no Canal Curta! no segundo semestre deste ano. O professor de audiovisual, Evângelo Gasos, também envolvido no projeto, participou da conversa. A série procura entender as possibilidades de vida nos centros urbanos, observando se há recuperação do que foi perdido em termos de meio ambiente e sociedade.

Um dos episódios leva o nome “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, em que se explica a aplicação das metas da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com Goldenstein, provavelmente será o primeiro a ser exibido, porque é mais conceitual, o que confere maior poder de contextualização à série. Os objetivos discutidos são conhecidos como ODS. Destacam-se o ODS 10, redução das desigualdades, e 11, cidades e comunidades sustentáveis.

Durante a palestra, foram exibidos trechos da série. O episódio “Vida na água, vida na terra”, por exemplo, foi totalmente focado no Rio de Janeiro – bem diferente dos demais, produzidos por todo o Brasil. O conceito principal é mostrar a relação do ser humano com a natureza, e isso é relacionado diretamente ao Rio. “Cidade onde a natureza é muito presente. É conhecida mundialmente por conta da sua paisagem exuberante, da relação que seus habitantes têm com a natureza”, ressalta Goldenstein.

Uma questão importante para a série é a resiliência da natureza. Sobre isso, o diretor afirma que ouviu de diversos entrevistados que “a solução está no poder local”. As políticas públicas e a participação civil são fundamentais, mostrando medidas de nível comunitário, municipal e estadual. Também é discutida o que ele chama de política existencial, apartidária, que abrange práticas diárias, além de como a sociedade trata as questões ambientais, da cultura e da convivência na cidade.

Outros episódios exibidos foram “Consumo e Produção Responsáveis”, que chama atenção para as formas de circulação dos produtos na sociedade, “Fome Zero”, que aborda a agricultura sustentável, e “Mobilidade Urbana”. A palestra foi encerrada com o trecho final do episódio sobre o Rio de Janeiro: a leitura do poema “O homem; as viagens”, de Carlos Drummond de Andrade, na voz de Ailton Krenak, liderança indígena e ambientalista.

 

Julia Barroso, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: