Drone do grupo de robótica irá sobrevoar a UVA, campus Tijuca

 

O grupo de robótica da Universidade Veiga de Almeida, do campus Tijuca, apoiado pela Diretoria de Extensão, criou seu primeiro drone (eita, giovana!). Ele irá registrar imagens de vários ângulos da faculdade e o voo de estreia será neste mês. O professor de Engenharia de Computação, Thiago Gabriel, é responsável pelo grupo e explica que o aparelho é capaz de voar (I beeelieve I can fly…) por seis horas, tanto com controle quanto em versão programada. A concretização do projeto é um resultado final do trabalho de todos: “Queremos mostrar que é possível montar um drone do zero com um valor menor”.
Este é o primeiro projeto na área de aeromodelismo do grupo de robótica. A ideia de construir o próprio drone surgiu com o desejo de inovar na participação de competições externas de automação. Para conseguirem o material e um projeto completo foram meses de estudos sobre montagem, equipamento e pilotagem até concluírem a viabilidade do dispositivo aéreo. A estrutura levou em torno de quatro meses para ficar pronta. Para o aluno Cayo Fonseca, estudante de Engenharia Elétrica, do 8° período, a expectativa do primeiro voo do drone é otimista: “Quando se trata de eletrônica há muitos fatores que às vezes fogem do nosso controle, mas com a experiência e conhecimento que viemos adquirindo com o tempo, acredito termos capacidade de contornarmos tais dificuldades”.
Em junho, o grupo de robótica teve a primeira participação em campeonato: Winter Challenge, organizado por um conceituado site de produtos eletrônicos nacional, Robocore. Com a vontade de incentivar mais pessoas a participarem dessa iniciativa, o grupo está com planos de promover uma competição de drones entre os alunos dentro da universidade em julho de 2018. Para Cayo, todo o esforço no grupo de robótica vale a pena: “O sentimento de criação ou concretização de uma ideia em algo físico é espetacular!”.
Gostei! E aí, vamos participar?
O grupo de robótica é composto por aproximadamente 50 pessoas e é dividido em quatro equipes: Competição, Cidade Inteligente, Plataforma Robótica para Autista e Robótica Assistiva. Os alunos são de diversos cursos, como Engenharias e Psicologia. Quem quiser participar do grupo de robótica não precisa se preocupar se estuda área de exatas, humanas ou biológicas: basta procurar pelo Thiago Gabriel e, como ele diz, “estar disponível para fazer acontecer”. Todos trabalham de forma unida com o professor e contam com o apoio da UVA.

 

Yasmin Thomaz e Thiago Rabelo
Estagiários do Laboratório de Comunicação Interna, 8° e 7° período, campus Tijuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: