No último dia 15 aconteceu o 5º Seminário de TCC do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida. Devido à pandemia, o evento foi transmitido virtualmente pelo canal do youtube da Casa da Comunicação – CasaCom Conecta. Nessa oportunidade, o primeiro e-book do curso, intitulado “Enfim, publicitário!”, foi lançado, prestigiando os melhores trabalhos de TCC de 2019.
A mediação do seminário ficou por conta do professor Carvalhido. O objetivo foi apresentar o processo de produção das pesquisas dos alunos formandos, o “temido” trabalho de conclusão de curso, além de premiar os melhores artigos do semestre anterior.
Carvalhido ressaltou que o TCC deve ser escolhido com base em um tema que seja do interesse do aluno, que deve aproveitar o trabalho como uma oportunidade de conectar-se com o futuro profissional: “O TCC tem essa função principal, fazer uma conexão dos estudos da universidade e preparar o aluno para o que ele quer ser como profissional”, disse. Ele também falou sobre as três possibilidades de trabalhos que podem ser adotados para concluir o curso: o clássico, que possui em média 40 laudas, um artigo científico ou um trabalho prático.
O evento também foi o palco de lançamento do e-book “Enfim, publicitário!”, organizado pela coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Ediana Avelar e pela professora Michele Cruz. Trata-se de uma coletânea dos melhores artigos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso de 2019. Para quem se interessar, ele está disponível no site da Amazon pelo valor simbólico de R$ 1,90 – quantia usada somente para cobrir os custos operacionais exigidos para publicação.
A professora Michele contou que o e-book foi uma grande realização do curso. A ideia é que seja um produto que traga reconhecimento aos alunos que se empenharam nas pesquisas e, além disso, uma inspiração para os que estão produzindo o TCC: “A gente vinha observando a qualidade de alguns trabalhos e resolvemos premiar os alunos. Então, todo semestre vamos produzir uma uma nova edição”, disse.
A publicitária Lidiana Oliveira, ex-aluna do curso, apresentou o trabalho que produziu no semestre passado, sob a orientação da professora Michele Cruz, explicando aos alunos como foi o processo de construção do seu TCC. O tema foi “O impacto da Marvel e sua influência na cultura geek”, que teve como objeto de pesquisa “Os vingadores”.
Barbara Barth, 6º período
Talvez você também goste:
Storytelling and Games | Marcel Casarini é convidado para falar sobre narrativa dentro dos jogos
Evento de “abertura” do semestre letivo dos cursos de Publicidade e Marketing fala sobre como se destacar no mercado atual
Aula inaugural fala sobre possíveis consequências da guerra Ucrânia x Rússia e a relaciona com a vida nas comunidades do Rio de Janeiro
Webinar propõe debate sobre a geopolítica do conflito Rússia X Ucrânia
Cerimônia de premiação de Jornalismo encerra 2021