Egressa conta como conseguiu bolsa de estudo no exterior

Isabelle Jacob dedicou o TCC ao que gosta e esse foi o diferencial para conseguir vaga na California State University Northridge

Estudar fora do país a princípio pode parecer complicado, principalmente por questões financeiras. Entretanto, a história de Isabelle Jacob, 24, recém-formada em publicidade e propaganda, mostra que com organização e foco nas bolsas disponíveis e sites especializados é algo possível. Em 2021,  ela será aluna da California State University Northridge (CSUN). 

O caminho que a levará à Califórnia começou a ser traçado no ensino médio, quando cursou técnico em publicidade e propaganda. Uma vez na faculdade, descobriu gostar de participar da construção da ideia dos produtos, e não somente criação de campanhas. Com a chegada dos últimos períodos, descobriu e aprendeu sobre design thinking e, posteriormente, metodologias ágeis, enquanto fazia trabalhos pedidos pelas disciplinas. Tomou gosto pela área e escolheu design thinking estratégia de desenvolvimento para startup como tema do trabalho de conclusão de curso (TCC), sendo aprovada com nota máxima.

“Me lembro de que o professor Carvalhido, em TCC 1, nos incentivou a tratar sobre algum assunto que, mais do que gostar dele, pudéssemos aplicar em nossa carreira para o futuro”, disse Isabelle. A orientadora, professora Vânia Fortuna, explicou que Isabelle já estava com o trabalho muito bem estruturado, o que facilitou muito na hora de buscar referências bibliográficas. “Isabelle foi um sonho de consumo para qualquer professor. Ela cumpria todos os prazos, lia todos os textos. A defesa foi brilhante e a apresentação oral revelou tudo aquilo que ela tinha colocado no trabalho escrito. Tanto que recebeu nota dez”, recordou.

Com o término da faculdade, veio o tempo para se dedicar ao objetivo de fazer um intercâmbio. Isabelle lia depoimentos, fazia contatos e buscava todo tipo de informações que envolvesse a sua possível viagem. Foi nesse período que recebeu retorno do professor Ricardo Britto, coordenador do programa de bolsa de estudos no exterior e diretor da International Business School Americas (IBS), sobre uma consulta que havia feito anteriormente e não havia dado prosseguimento. Isabelle disse sim, escolheu o curso escolhido de Design Thinking & Innovation, na California State University em Northridge (CSUN), para o qual passou no processo seletivo, composto de análise do nível de inglês e histórico acadêmico. A turma será composta por profissionais de todo o mundo, que disputaram as bolsas disponíveis. 

 

 

“Eu tive essa grata surpresa, há algumas semanas, de ela me revelar que conseguiu a bolsa e que está indo para a Califórnia para desenvolver mais essa pesquisa que ela iniciou na graduação. E eu, claro, como orientadora, fiquei muito feliz com essa notícia”, declarou Vânia Fortuna.

O objetivo do programa de bolsas no exterior do IBS é adicionar importantes conhecimentos de administração de empresas à formação, oferecendo ao aluno uma visão avançada de tópicos contemporâneos sobre o tema escolhido e uma incrível experiência internacional. Os cursos são ministrados inteiramente em inglês, com aulas e atividades em período integral, e têm duração de um mês. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade, pois consegui exatamente aquilo que eu queria: estudar no exterior, com bolsa, o assunto que tanto gosto, e no tempo necessário para que eu possa voltar e crescer mais na carreira”, comemorou Isabelle.

Dicas para quem quer seguir os mesmos passos

Para quem também deseja fazer parte dessa estatística, a professora Vânia aconselha manter um bom aproveitamento das disciplinas e ir fundo nos conhecimentos passados em sala, pelos professores. Aos futuros de alunos de TCC, tanto da publicidade, quanto do jornalismo, a dica é se dedicar à trajetória de estudos, porque é o acúmulo de conhecimento que vai ajudar a conseguir realizar uma boa monografia, obtendo sucesso na defesa. 

Se você se viu com os objetivos parecidos com os de Isabelle e deseja conseguir uma bolsa de estudos no exterior, em 2021, como ela, as informações e o edital para participação do processo seletivo estão no site ibs-americas.com

 

Por Nathália Gonçalves, 7º período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: