EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL, UVA INOVA COM PALESTRA ONLINE

MEDIA LAB TALK é sucesso de audiência e interatividade

 

A primeira palestra online, valendo horas de Atividades Complementares (AC),  do projeto MEDIA LAB TALK aconteceu no dia 25, pela plataforma do Youtube. O evento foi promovido pelo Media Lab, laboratório da Casa da Comunicação da Universidade Veiga de Almeida, do campus Tijuca, inaugurado no ano passado. Com o tema  “Desvendando o LinkedIn”, o objetivo era melhorar o currículo dos alunos e a taxa de empregabilidade. A especialista em recolocação profissional, Ticyana Arnaud foi a palestrante convidada. A live registrou 265 pessoas, com grande interatividade por parte dos alunos, que fizeram muitas perguntas e intervenções.

O MEDIA LAB TALK é um dos produtos do projeto de Aluno para Aluno, idealizado pelo Media Lab, que já acontecia desde o semestre passado.  A ideia era promover encontros com alunos que têm uma certa experiência no mercado de trabalho ou habilidades em algumas ferramentas, para conversar, ensinar e ajudar os colegas estudantes. “Já estava previsto manter essa iniciativa durante todo este semestre. Diante do isolamento social necessário por conta do coronavírus, optamos por um formato online. Importante destacar que todos os palestrantes que já estavam agendados para o evento presencial, concordaram em continuar o projeto e abraçaram a ideia”, comenta o coordenador do Media Lab e professor do curso de Publicidade e Propaganda, Cadu Ribeiro. 

Os principais assuntos que serão abordados ao longo do projeto terão como base os três pilares do Media Lab: inovação, empreendedorismo e pesquisa. Durante todo o projeto os alunos poderão discutir diferentes temas importantes para um profissional de comunicação, como marketing digital, mercado editorial, videografismo, inteligência competitiva, varejo 4.0, inovação social, empreendedorismo social, entre outros. “Estamos sempre pensando no profissional do futuro. E principalmente o que esse aluno precisa receber de conteúdo que pode ajudá-lo a trilhar um caminho sólido no mercado de trabalho”, comenta o professor.

Após a declaração do governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, no dia 13 de março, sobre as medidas que iria adotar para combater o novo coronavírus, as aulas da universidade foram suspensas por 15 dias, o que levou a UVA, num grande esforço conjunto, migrar rapidamente as disciplinas presenciais para o ambiente online. Durante essa transição, Cadu Ribeiro em nenhum momento cogitou o cancelamento do projeto. “É a primeira vez que a universidade tem um laboratório de inovação em comunicação. Isto é muito importante para os alunos. Nesse momento complexo, não podíamos ficar para trás. Se o laboratório tem no nome a palavra inovação, não tinha sentido cancelar o evento. Fizemos ele acontecer à distância”.

Para a palestrante Ticyana Arnaud, só será possível saber se o mercado de trabalho sofrerá grandes mudanças após a crise provocada pelo coronavírus. Porém, ela acredita que novas vagas serão criadas, uma vez que muitos empregadores podem acabar mudando o quadro de funcionários da empresa. “O home-office está sendo observado de perto pelas empresas e acredito que esse formato de trabalho veio para ficar. Muitos terão que se adaptar à inovação, e novas ferramentas serão desenvolvidas para a aplicação desse novo formato”, disse.

 Apesar de tudo, Ticyana explica a importância do LinkedIn na vida dos estudantes. “É de extrema importância os alunos terem um perfil ativo na rede, pois facilita tanto na recolocação profissional quanto no networking e parceria para negócios, justamente por ser uma plataforma para contatos profissionais.”.

O laboratório da Casa da Comunicação pretende realizar um evento a cada semana com temas diversos alinhados aos três pilares que o sustentam. Para participar, os alunos devem seguir as redes sociais do Media Lab.

 

Por Fabyane Melo, 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: