Encontro online promove debate sobre o protagonismo da mulher no setor jurídico

O “Protagonismo das Mulheres no Setor Jurídico e os Desafios da Sociedade Atual” foi o tema da palestra mediada pela professora Carla Veloso, do curso de Direito, na última quinta-feira (11/3), às 10h. O encontro, realizado pela plataforma Google Meet, contou com a participação das advogadas Camila Rodrigues, Andréa Cabo e Priscila Vasconcelos e debateu sobre as oportunidades e os obstáculos existentes na trajetória profissional.

Camila fez trabalho voluntário no início da carreira (Imagem: print de tela)

 A advogada Camila Rodrigues, que, atualmente, é diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA)  da OAB/RJ Leopoldina e coordenadora do Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (CAARJ), começou a carreira com trabalho voluntário na ESA e diz que o período foi fundamental para sua formação.

“Os cursos que eu fiz na OAB e o tempo que eu fui voluntária mudaram minha vida. Foi aberto um leque muito vasto depois, tanto de conhecimento teórico como de conexões com outros advogados”, contou Camila, reforçando a importância  do estudo contínuo e das especializações.

Andréa acredita que as mulheres precisam de mais vagas de liderança (Imagem: print de tela)

Já a advogada trabalhista Andréa Cabo se formou, primeiro, em Administração para, só depois, decidir pela mesma carreira dos pais e do irmão. Para ela, ainda é preciso ter mais espaço para mulheres em cargos de liderança. Andréa, que é coordenadora dos Projetos CAARJ 4.0, ainda lembrou sobre o caso de uma parlamentar de São Paulo que sofreu assédio em pleno exercício da função. “A punição para o parlamentar que a assediou era para ter servido de exemplo à sociedade; porém, não foi o que aconteceu”. Para oportunizar experiências, Andrea disse aos futuros profissionais buscarem o CAARJ 4.0 para desenvolver projetos.

Com intenção de abrir os olhos dos estudantes para oportunidades como a que Andréa indica, a advogada e pesquisadora nas áreas de Direito Ambiental e Direito de Energia, com ênfase em energias renováveis, Priscila Vasconcelos, apontou que o campo do Direito vai além dos concursos públicos e que muitos não pensam nas outras possibilidades que podem existir para o advogado. Ela ressaltou que, atualmente, o mercado abriu novas portas para quem é formado na área, como consultoria, atuação na área empresarial e compliance. Priscila também explicou para os ouvintes sobre o surgimento e crescimento do Direito Ambiental e chamou os alunos para participarem dessa área do Direito e entrarem no ramo da pesquisa.

As três palestrantes deixaram suas redes sociais para conversar com qualquer espectador que queria tirar dúvidas e responderam algumas perguntas sobre os projetos da CAARJ 4.0. Ao longo da live, os alunos mandaram perguntas para as convidadas que responderam de prontidão. A mediadora, professora Carla Veloso, encerrou a palestra agradecendo as profissionais pelo tempo dedicado para falar com os cem alunos que acompanharam a palestra.

Amanda Ramos, 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: