Enfermagem UVA e UNIRIO firmam parceria

O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desenvolveram uma parceria para fomentar as pesquisas e os estudos em Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS). O desenvolvimento será por meio do doutorado em biociência da UNIRIO, nas disciplinas Saúde Baseada em Evidências e Avaliação de Tecnologia em Saúde.

O professor Cristiano Bertolossi Marta, líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologia e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP), grupo de pesquisa CNPq pela UVA, conta que a proposta foi integrar as atividades de produção de conhecimento, produtos e tecnologias com as práticas do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS), grupo de pesquisa CNPq da UNIRIO, que tem como líder o Prof. Dr. Roberto Carlos Lyra da Silva, agregando o conhecimento das duas universidades em um só ambiente. 

Ministradas pelo professor e coordenador da pós-graduação stricto sensu da UNIRIO, Roberto Carlos Lyra da Silva, as disciplinas têm como finalidade ofertar conhecimento para mestrandos e doutorandos do programa, como também instrumentalizar profissionais de todas as áreas do saber a tomar decisões clínicas a partir das melhores evidências. “Nosso objetivo é projetar a elaboração de pesquisa na UVA, tornando-a palpável e de livre e fácil acesso aos acadêmicos e aos docentes. Temos nos nossos laboratórios de informática e de especialidades uma estrutura que permite que a prática necessária seja realizada plenamente, possibilitando uma construção de conhecimento eficiente”, afirma Cristiano, complementando que dentre as metodologias empregadas estarão revisões sistemáticas e meta-análises. 

A iniciativa significa, ainda, multidisciplinaridade na abordagem de questões sobre saúde baseadas em evidências, com benefícios para diversas áreas. “Como se trata de um campo ainda novo no Brasil, é algo que você não encontra em muitas instituições. Qualquer pessoa pode participar das aulas. Se o estudante já tem mestrado, será inscrito como aluno especial e vai receber os créditos da disciplina. Se não, recebe ao final do curso um certificado de extensão”, explica Roberto.

Os interessados em participar devem acessar o Facebook do LAETS, no link: http://m.facebook.com/Lab.LAETS

 

Por Lucas Candido Silva Alves, 8° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: