Extensão em Oficina Vocal na Universidade Veiga de Almeida

Novo curso abre portas para alunos e professores de Jornalismo e Fonoaudiologia trabalharem em conjunto

O projeto de extensão Oficina Vocal: utilização de recursos da fonoaudiologia para o desenvolvimento de estratégias em saúde vocal com efetividade na comunicação, do professor e fonoaudiólogo Reynaldo Gomes Lopes, terá seis alunos lidando diretamente com a prática profissional aplicada ao universo do jornalismo. Trata-se da primeira edição da oficina, que tem como objetivo colocar em prática a efetividade da comunicação humana a partir do trabalho com alunos da disciplina de telejornalismo, com o professor e jornalista Gustavo Lacerda.

Os encontros serão presenciais e práticos, que terão como objetivo traçar um perfil da voz dos estudantes de jornalismo, que aprenderão a cuidar voz e a fazer atividades. “Para os estudantes de fonoaudiologia da UVA,  é uma oportunidade de aprender fazendo. Terão que estudar muito para conhecer textos e práticas que vão e estão além das salas de aula. Servirá também para aplicar conceitos científicos e elaborar a linguagem da pesquisa científica.  Para os estudantes de jornalismo, será a oportunidade de conhecer sua voz de forma mais aprofundada, como também as possibilidades para desenvolver a efetividade da comunicação. É uma forma de se diferenciar no mercado de trabalho e obter ferramentas poderosas para o dia a dia acadêmico e profissional”, revela o professor Reynaldo. 

A união entre os cursos de jornalismo e fonoaudiologia promete ir muito além. Reynaldo acredita que o impacto será bastante positivo e que o projeto poderá se expandir. “A necessidade de parcerias é fundamental para alcançar a inter, multi e transdisciplinaridade nas universidades brasileiras. Temos soluções aqui dentro e por vezes não conseguimos enxergá-las com clareza. Essa união de categorias e desejos fez o projeto sair do papel. Meu desejo é que ele tenha vida longa e se reproduza juntos aos demais cursos que precisam das ferramentas comunicativas”, conta. Além disso, ele garante que as duas profissões podem e devem caminhar juntas, já que se complementam: “ao darmos conhecimento dos cuidados vocais aos profissionais que têm na voz e na expressividade suas principais ferramentas de trabalho, ajudamos que saibam a quem procurar quando precisarem de apoio. Para os estudantes de Fonoaudiologia, servirá para perceberem como o mercado ligado à comunicação é amplo e nele podem viver o seu ofício”, garante.

Animado com o projeto,  ele lembra que ele não irá se limitar à graduação em jornalismo. “A Universidade Veiga de Almeida está mostrando em tempo real o seu compromisso com a boa formação profissional e acadêmica e também cumprindo sua missão social ao oferecer a comunidade extramuros os seus serviços. Com o tempo, esse curso poderá ser oferecido para professores da UVA, estudantes dos cursos de bacharelado e licenciaturas e para outros que queiram acessar esse conhecimento e práticas de excelência”, e finaliza: “todas as profissões atuais e as consideradas do futuro, encaram a comunicação efetiva como uma ferramenta essencial. 

Os alunos de fonoaudiologia escolhidos passaram por uma pré-seleção e foram divulgados no dia 27 de setembro e estarão, junto aos professores, acompanhando os alunos de jornalismo nesse processo e caminhando para experiência enriquecedora para suas jornadas profissionais na área de fonoaudiologia. Essa união só mostra que tem muito mais a oferecer e surpreender.

Por Bárbara Bouças Micas, 8° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: