Festival CIT & C promove oficina de Podcast

O I Festival de Ciência, Inovação, Tecnologia e Criatividade (CIT & C) promoveu uma oficina de Podcast. O evento, intitulado de “Podcast para iniciantes”, era parte da disciplina Mixagem e Edição de Áudio, do curso de Cinema e Audiovisual ministrada pelo professor Marco Zappala. A oficina aconteceu de maneira virtual, através da plataforma Microsoft Teams e ocorreu na última sexta-feira, 22. Todas as oficinas e palestras do festival pretendem contemplar as diferentes ODS´s da ONU 2030, a oficina de Podcast pretendia contemplar a ODS 9, que compreende as áreas de indústria, inovação e infraestrutura.

A oficina tinha, segundo explicação do professor, o objetivo de apresentar ferramentas, técnicas, tecnologias e processos utilizados na produção de conteúdo para o segmento, abordando o audiovisual e o aumento do acesso às tecnologias da informação e comunicação. Zapalla explica mais detalhadamente sobre o item C, sendo a parte da ODS 9 a qual sua oficina contempla. O item citado, tem como objetivo “aumentar significativamente o acesso às tecnologias da informação e comunicação e se empenhar para procurar ao máximo oferecer acesso universal e a preços acessíveis à Internet nos países menos desenvolvidos, até 2020”. Sobre o item, o professor explica que a parte que mais interessa contemplar com a oficina é a do acesso universal, “em como o Podcast pode auxiliar no acesso à Internet e às tecnologias de informação e comunicação e ao conhecimento”, disse Zapalla.

O projeto, chamado pelos idealizadores de Sustentalk, tinha o objetivo de abordar tanto o desenvolvimento teórico, por meio da criação de uma pauta, que trata sobre os assuntos a serem abordados no Podcast, bem como da parte prática, com a gravação e finalização de um episódio, explicando de forma simples o que é um Podcast e alguns requisitos básicos para a sua produção. A respeito das etapas do processo de criação do Podcast, o professor inicia com a gravação, feita com o programa Audacity, além da utilização de gravador de mp3, os textos já contavam com pessoas previamente escolhidas para gravá-los, que eram alunos da disciplina ministrada por Zapalla.

Na oficina, foi possível aprender algumas técnicas, como a de gravação contínua: o participante continuaria falando mesmo após errar alguma palavra, pois estes erros seriam apagados por meio de edição em um programa específico posteriormente. Além disso, o professor ensinou a marcar os erros utilizando sinais sonoros como palmas, que servem também para determinar o início da gravação, como uma claquete.

Por: Jean Caldas, 8º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: