Gestalt terapia é tema da XXIV Semana de Psicologia da UVA

Olhares para a conjugalidade e o corpo na contemporaneidade foi o tema principal da palestra virtual, que aconteceu na quarta-feira (16), da XXIV Semana de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Os convidados foram Hugo Elídio Rodrigues, gestalt-terapeuta para casais, e Maria das Graças Gouvêa Neco da Silva, professora do curso de psicologia da UERJ, supervisora e responsável técnica do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura. 

Nesses 50 anos, os estudos de Gestalt-terapia cresceram bastante no Brasil. Houve a formação de centros em todas as regiões, a presença da disciplina em muitas universidades e a Associação Brasileira de Gestalt-terapia, com a realização de congressos regulares nacionais e regionais. A live explicou várias questões da Gestalt, quem foi o psicoterapeuta e psiquiatra que desenvolveu essa abordagem e a revisão crítica das noções e concepções psicanalíticas da época.

Algumas influências são responsáveis por esta diferenciação. Em destaque, muito foi falado sobre a Teoria Organísmica de Kurt Goldstein, por seu papel na crítica de Perls à psicanálise e pelo que nos permite pensar um trabalho corporal do que se diz ser o  aqui e agora.

As teorias organizacionais da psicologia são uma família de teorias psicológicas holísticas que tendem a enfatizar a organização, a unidade e a integração dos seres humanos, expressas através do crescimento ou tendência de desenvolvimento inerente a cada indivíduo. Conclui-se que o  trabalho corporal em Gestalt-terapia só existe como uma experiência da totalidade corpo e mente O terapeuta Hugo Elídio Rodrigues ressaltou que a terapia de casal mostra que a separação não é o único caminho. Ela não dita regras, não determina o que os casais devem fazer. O que se deseja é entender os problemas pelos quais o casal passam para que, juntos, possam traçar estratégias para superar os problemas.

Link da palestra no Youtube

Daniella Sousa – 7°Período de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: