II Fórum de Arquitetura e Urbanismo discute sobre temas do Congresso Mundial de Arquitetura e Mudanças no Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro

Dos dias 1 a 3 de outubro, no Campus Tijuca da UVA, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizaram o segundo Fórum do curso e, nesta edição, o debate foi sobre as mudanças prevista no Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro em 2021 e os temas que podem ser abordados no Congresso Mundial de Arquitetura, que será sediado pela primeira vez no Rio de Janeiro, nomeado também como Capital Mundial da Arquitetura ao longo de 2020. 

 

As palestras e workshops do evento foram pensados para proporcionar uma imersão aos alunos, durante os três dias de Fórum a programação foi montada para os turnos da manhã, tarde e noite . A coordenadora adjunta, professora Taísa Soares de Carvalho, disse que o objetivo foi levar os alunos a entender “que o espaço da Universidade é para vivenciarem como um todo, muito além do momento da sala de aula”.  Com debates voltados para problemas urbanos, a apresentação do Consórcio Internacional de pesquisa Ritu-Sur foi uma ferramenta essencial para os temas. A iniciativa consiste em uma rede de várias universidades da América do Sul e Europa com a proposta de repensar a inclusão nas cidades por meio de inovações no ensino da arquitetura e urbanismo, levando estudantes desse campo a enxergarem também a importância do seu papel social. 

O fórum foi além da teoria, representou diversas oportunidades para alunos que estão fases distintas da graduação, como a estudante Juliana Lizardo, que chegou no terceiro período e diz que poder não só conhecer profissionais competentes, mas também atuar na organização, é uma experiência gratificante e já se sente enriquecida. 

 

Já para a sua xará, a estudante Juliana Corlett, aluna do sétimo período do curso, o evento agregou muito nos conhecimentos teóricos que a instituição ensina. Segundo ela, o contato com profissionais é de extrema importância para os estudantes se prepararem para o mercado de trabalho que já. “Poder fazer parte dos workshops é como sair da faculdade sem sair de fato dela”, disse Juliana. 

 

No último dia de Fórum, as palestras e dinâmicas superaram todas as expectativas e com o fim do evento os alunos ficaram ansiosos para o tão esperado Congresso Mundial, e satisfeitos por terem participado de um evento com uma abordagem tão próxima dentro da Universidade. 

 

Por Gabrielle Bastos, 6° período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: