IV JORNADA EM DIREITO DAS MULHERES

Pela quarta vez, o campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida abriu as portas para um evento #GirlPower

 

No dia 17 de outubro, o evento Jornada em Direito das Mulheres aconteceu mais uma vez na universidade. O objetivo principal do evento foi exaltar a importância do debate sobre os direitos das mulheres dentro e fora do campo jurídico. Segundo a coordenadora do curso de Direito, Mery Chalfun, “a prioridade desse ano foi trazer exposições dentro desse campo de forma interdisciplinar”.

A atual conjuntura social que vivemos não nos garante segurança e bem-estar social sendo mulher, e, por esses e outros aspectos, o evento contou com uma programação totalmente ocupada por mulheres em seus locais de fala, em mesas de debates e palestras, cada uma trazendo seu viés, desde saúde mental até comportamento da sociedade.

A professora do curso Marcela Miguens atua todos anos na organização de palestras ao lado dos alunos, garantindo que os temas sejam pertinentes à atualidade. Além de proporcionar o contato com profissionais da área e a representatividade em assuntos como preconceito racial e a rede de apoio a quem sofre violência, e o debate sobre feminicídio, a Jornada de Direitos proporciona a participação direta dos alunos na organização das palestras.

Com temas tão essenciais como violência de gênero, feminicídio, o espaço da mulher nas relações de trabalho dentro e fora do direito e até mesmo questões de saúde mental. Muitos participantes, não só os organizadores, garantem que o mais gratificante foi ver o quanto os temas, mesmo que de campos diferentes, dialogavam e se completavam. Segundo Marcela, “é difícil apontar um momento de destaque dentre tantas palestras com temas tão essenciais”. 

Por Gabrielle Bastos, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: