JUBILEU DE PRATA DOS CURSOS DE JORNALISMO E DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UVA: CONSTRUÇÃO DE UM LEGADO DE SUCESSO

A segunda palestra da V Mostra de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA) aconteceu na terça-feira (10), às 17h, no Canal CasaCom Conecta. O tema do evento foi “Jubileu de Prata: a construção de um legado de sucesso” e contou com a participação dos ex-coordenadores do curso, Isnard Vieira, Marcelo Serpa, Mirian Aguiar, Oswaldo Senna e Eduardo Refkalefsky. A professora Ediana Avelar, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, e o professor Luiz Carlos Bittencourt, coordenador de Jornalismo, também participaram da homenagem.

A transmissão começou com a fala de Mirian Aguiar, responsável pelo lançamento da primeira edição da Mostra de Publicidade UVA, falou a respeito do papel de um gestor em um curso universitário. Após a fala de Mirian, Ediana Avelar, atual coordenadora, iniciou a conversa com os seus colegas, que, em outros tempos, exerceram a mesma função que ela.

Marcelo Serpa relembrou os seus tempos de coordenador em 1997. Na época, ele contou que a tarefa que ele tinha em mãos era complicada: reformular o curso de Publicidade e Propaganda como um todo. Segundo ele, o processo envolvia demitir antigos professores e contratar novos. Para que tudo desse certo, recebeu apoio incondicional da reitoria. A Comunicação Social UVA, segundo ele, já era reconhecida pelo MEC como uma das melhores do Rio de Janeiro. As instalações, os laboratórios de MAC, os estúdios de gravação profissional e a atual Agência Criativa eram fortes diferencias. Além disso, a biblioteca possuía os principais livros da área.

Após as explanações de Marcelo Serpa, o também ex-coordenador Eduardo Refkalefsky contou a respeito de seu tempo na UVA. Ele relembrou que virava noites trabalhando para conseguir melhorar cada vez mais o curso de Publicidade e Propaganda. Um dos desafios enfrentados por ele foi administrar dois campi, tendo em vista que não existiam as atuais redes sociais. Ele e os colegas de trabalho precisavam se encontrar pessoalmente. O e-coordenador ressaltou que a Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida é referência no mercado.

 Se hoje a UVA é bem vista pelo público externo, isso também foi graças à contribuição de Isnard Vieira, que não atuou diretamente na coordenação, mas contribuiu muito para o aperfeiçoamento do curso. Ele foi um dos responsáveis para que, hoje, exista a Agência Criativa.  O professor relembrou a época em que lecionava diversas disciplinas para a universidade. Ele considera a experiência que teve na UVA muito gratificante.

Não só Isnard Vieira possui boas recordações. O ex-coordenador Oswaldo Senna também viveu muitas experiências na universidade. Ele disse que houve diversas mudanças, tendo em vista que o curso de Publicidade ainda era muito novo. Ele também ressaltou, assim como fez Marcelo Serpa e Eduardo Refkalefsky, que a Comunicação Social da UVA é muito bem vista e posicionada pelo mercado de trabalho.

Depois das explanações de Oswaldo Senna,falou Luís Carlos Bittencourt, atual coordenador do curso de Jornalismo. Ele assumiu a coordenação no final do ano de 1997. Junto com Marcelo Serpa e Eduardo Refkalefsky, ele trabalhou muito para aperfeiçoar a Comunicação Social da UVA. Além disso, ressaltou a importância de os alunos conhecerem a história de seu curso. Assim que Luís Carlos Bittencourt terminou, Ediana Avelar abriu espaço para as perguntas dos alunos, que foram respondidas por todos os palestrantes. 

Letícia Montilla da Silva Braga, 8° período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: