Laboratório de hidráulica do curso de engenharia da UVA está de casa nova

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) inaugurou neste semestre o novo espaço dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental em frente ao bosque, na salas A116 e A117. O laboratório era localizado dentro da quadra esportiva desde 2016, porém sem muita visibilidade, porque o fluxo de alunos naquela área é pequeno. “Esses aparelhos estavam todos na outra sala, mas sem ser visto por outros alunos”, disse Marcel Lopes, coordenador da área. 

Bomba Hidráulica doada através da parceria do curso com a Frank Eletrobomba em 2018

A sala comporta até 30 alunos para as aulas teóricas e práticas, com equipamentos atualizados que permitem ao aluno testar os conhecimentos aprendidos durante o semestre. Além disso, possui dispositivos para acompanhar mudança de regime hidráulico, um permeâmetro de carga constante, um piezômetro, uma mesa de perda de carga, uma bomba didática, um painel de Stevin-Pascal, entre outros exemplos de tipos de PVCs. 

Dispositivo para acompanhar mudança de regime hidráulico que já fazia parte do antigo espaço do laboratório

Para adquirir esses equipamentos, o curso firmou parcerias, em 2018, com a Frank Eletrobombas, que disponibilizou uma bomba didática para os alunos entenderem como funciona um circuito hidráulico. Além disso, eles também tem um convênio com a Amanco para doação de tubulações de água quente, fria e esgoto, no qual, os alunos podem construir o circuito dos canos para mostruário. 

 

Apesar de aberto neste primeiro semestre do ano letivo, algumas instalações ainda precisam ser feitas para ligar os equipamentos do laboratório. Porém, quando acabar o recesso da universidade por conta do coronavírus, os alunos que cursam as disciplinas de hidráulica e hidrologia serão bem-vindos no novo espaço. 

 

Luiza Almeida, 6º período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: