Laboratório de robótica da UVA conta com equipes interdisciplinares

O UVABOTS é um projeto que surgiu em maio de 2015, com o intuito de despertar o interesse dos alunos a criar e colocar em prática todo o conteúdo teórico visto em sala de aula. O laboratório é mediado pelo professor Thiago Gabriel Ramos e conta com o apoio dos coordenadores dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Ciências da Computação.

A proposta é trabalhar com a interdisciplinaridade, para que cada curso atue de forma dinâmica e interativa. “A robótica é interessante porque você aprende a ser dinâmico, e em meio a era tecnológica em que vivemos a pessoa consegue enxergar a solução e resolver qualquer problema”, explica o professor Thiago Gabriel Ramos.

No início da implantação do projeto, os idealizadores tiveram receio de não ter procura pela parte dos alunos. Entretanto, não foi o que aconteceu. Na primeira semana apenas quatro alunos se inscreveram, mas após a divulgação nas salas de aula e também nas palestras dentro do campus Tijuca, o número aumentou e hoje conta com cerca de 60 alunos.

Atualmente, o UVABOTS se prepara para participar da 14° Edição do Winter Challenge, competição de robôs promovida pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que vai acontecer entre os dias 5 e 8 de Julho em São Caetano do Sul, São Paulo. O aluno Gabriel de Araújo, 3° Período de Engenharia Elétrica, se mostra entusiasmado com a disputa e espera que a equipe consiga uma boa colocação. “Esse ano, vamos entrar na categoria Hobbyweight, com robôs de até 5kg. A ideia é fazer uma batalha com equipes diversas. A avaliação será feita em cima do desempenho e do tempo em que o robô vai se manter ativo”.

É importante ressaltar que o mercado de trabalho está cada vez mais buscando profissionais multitarefas. “ É preciso fazer além do que é pedido. Não é uma questão de ser puxa-saco, mas sim, mostrar o seu diferencial. E a robótica ajuda nesse quesito”, conclui o professor Thiago.  Além disso, a ideia de ensinar robótica tem amadurecido nas escolas. Algumas instituições de educação infantil já estão investindo nessa proposta, tanto pela interatividade quanto pelo desenvolvimento criativo das crianças.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Laboratório de Comunicação Interna, Ashelley Nascimento e Camila Porto, 6° e 7° período de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: