Liga de Fisioterapia possibilita troca de experiências em tempos de quarentena

Projeto criado por alunos do curso caminha para segunda conferência

 

Durante o período de isolamento social, alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida buscaram uma saída para a suspensão de estágios e disciplinas práticas. A Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva tem a proposta de trazer semanalmente reuniões que abordam a experiência de egressos e de alunos que estão concluindo o curso.

Aluno do nono período, Douglas Renan Rodrigues de Araújo é estagiário do Hospital Copa D’Or e um dos responsáveis pelo projeto, ressaltando a importância das medidas para limitar a circulação de pessoas nas ruas e diminuir o número de novos casos de coronavírus. “Com o avanço da tecnologia e mídias sociais, podemos diminuir essa supressão da vida acadêmica neste momento delicado que muitos estão passando”, disse.

A primeira reunião aconteceu no dia 29 de abril trazendo um tema voltado para a fisioterapia hospitalar e intensiva, com três alunos representantes da área. “A conferência abordou o paciente obstrutivo crônico, seu manejo em UTI e quais parâmetros para intitulação da Ventilação não Invasiva.”

O professor Igor Brauns, que orientou o primeiro encontro, tem sido grande apoiador da ideia. “Achei muito positiva as respostas dos alunos e aderência deles.” Com o bom retorno que a iniciativa teve, outros alunos se mobilizaram para ministrarem outras conferências sobre suas áreas específicas. “Este encontro semanal busca aproximar os calouros dos veteranos e, além disso, mostrar o posicionamento de nossos egressos no mercado de trabalho”, acrescenta o professor.

A próxima reunião será no dia 6, às 14h30, sobre o Covid-19. Os alunos palestrantes serão Douglas Renan, Matheus Almeida e Caio Fernandes, falando da fisiopatologia da doença, do manejo do paciente na terapia intensiva, possíveis sequelas e tratamentos. Mais informações estão no Instagram da Liga de Fisioterapia, @uvalafi.

 

Julia Barroso, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: