Maratona literária: 8 livros para ler antes do fim das férias

Depois de tantas dicas de atividades nas férias, os livros não podiam ficar fora dessa! Por isso, nós vamos sugerir algumas leituras para você aproveitar os dias que ainda nos restam de descanso. Então, se segura e vamos lá!

  • Na Minha Pele – Lázaro Ramos

Gosta de bibliografia? Essa dica é para você. Com uma linguagem simples sobre pluralidade cultural, racial, étnica e social, Lázaro compartilha suas experiências pessoas e, principalmente, suas reflexões sobre temas caros, como a importância que se dá à pele que nos habita. Além disso, o livro é misturado com bibliografia e diário construído com dialogo sincero que toca em assuntos delicados diante da sociedade de forma direta que emociona e faz refletir.

  • Extraordinário – R. J. Palacio

“Extraordinário” conta sobre Auggie, que foi educado em casa até aos 10 anos, quando ao quinto ano começou a frequentar uma escola. Ele percebe que ser aluno novo não é fácil, mas ainda com um rosto diferente, que torna mais difícil a convivência com outras pessoas. Auggie ao longo da história vai ensinar aos seus colegas que apesar da suas diferenças, ele é um menino igual a todos os outros, que pode brincar, assistir filme e passear.

É um livro que traz mensagem de superação e ensinamento sobre essas questões, deixando uma verdadeira lição de respeito e amor ao próximo. E quem se interessar e quiser conhecer um pouco mais dessa história, ela também foi adaptada para o cinema.

  • A Garota no Trem – Gillian Flynn

Quem curte um suspense, vai gostar muito desse. A Rachel é uma mulher divorciada que todas as manhãs pega o mesmo trem de Ashbury para Londres. Diante ao seu percurso de uma cidade a outra, ela observa diariamente a casa número 15, onde habita um casal a quem chama de Jess e Janson, na qual descreve e imagina a vida perfeita desse casal, mas um dia ela testemunha uma cena chocante. Poucos dias depois , ela descobre que Jess, na verdade Megan, está desaparecida. Sem conseguir se conter, ela corre até a policia, conta tudo o que viu e acaba participando do desenrolar dos acontecimentos, mas também a vida de todos os envolvidos.

A história é envolvente, onde é narrada em primeira pessoa. Os capítulos são contados pelas protagonistas: Rachel, Megan e Ana, todas com personalidades fortes, mas extremamente diferentes.

O que posso dizer é que o desfecho é extremamente chocante, além disso, tem a adaptação do filme que conta com a atriz Emily Blunt.

1)    Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie

Assassinato no Expresso do Oriente contém tudo o que você pode imaginar em uma trama: assassinato, mistério, suspense. Escrita por Agatha Christie, conhecida como “Rainha do Crime” e considerada uma das melhores escritoras de romances policiais de todos os tempos. A história conta sobre um detetive Hercule Poirot, que tenta desvendar o mistério do assassinato de um milionário americano, que foi esfaqueado dentro de um vagão do trem. Pistas falsas são colocadas no caminho de Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas ele apresenta não apenas uma, mas duas soluções para o crime.

As pistas contraditórias e o grande número de suspeito fazem desta caçada a busca do assassino emocionante.

  • Sejamos todos feministasChimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda é uma escritora nigeriana, nascida no dia 15 de setembro de 1977. Ela é conhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas, é referência na luta pelo feminismo e contra a discriminação sexual. O livro “Sejamos todos feministas” é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, conferência anual com foco na África,  em 2002, e nos convida a sermos como ela: a sermos todos feministas, independente de nosso gênero, independente de sermos mulheres ou homens. O discurso completo você pode ler e reler no livro.

  • Garota Exemplar – Gillian Flynn

Uma das aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian apresenta um relato com um humor inteligente e uma narrativa eletrizante, que gera dúvidas no leitor e muda a sua opinião a cada capítulo com desenrolar da história. Conta sobre Nick, que no seu quinto aniversário de casamento, sua esposa Amy, desaparece sem deixar vestígios de sua casa, às margens do Rio Mississippi. Aparentemente, trata-se de um crime violento, mas com o desdobrar da narrativa das passagens do diário de Amy, é revelado que uma pessoa perfeccionista pode ser capaz de levar qualquer um ao limite. Nick é pressionado pela polícia, pela opinião pública e também pelos pais de Amy, na qual expõe uma série de intermináveis mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados sobre o desaparecimento da sua querida esposa. Será que ele é o assassino? Ele afirma inocência, mas se ele é inocente, onde está Amy? Por que todas as pistas apontam para ele?

A escritora cria um universo mágico, no qual o leitor se envolve é não consegue descobrir quem é o vilão ou mocinho da história. Tudo o que parece ser em um capitulo, no outro se transforma. É um livro para quem gosta de personagens bem construídos, sem clichês óbvios que desmotivam a leitura, mas principalmente para aqueles que adoram um excelente suspense.

  • 1984 – George Orwel

Prisioneiro em uma organização totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada um vive sozinho. Winston, herói de 1984 está enclausurado nesse sistema e não consegue escapar da vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que “só nos interessa o poder em si. Que nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder….”

O livro fala de um futuro perigosamente próximo e algumas ideias centrais que podemos discutir e pensar até hoje como contraditórias.

  • It – A Coisa – Stephen King

Em uma cidade chamada Derry, durante as férias escolares, em 1958. Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Bem e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e do medo quando enfrentaram o mais profundo e tenebroso monstro, A Coisa, um ser maligno e sobrenatural que vem a cada 27 anos para deixar suas marcas na pequena cidade. Diante disso, A Coisa volta a atacar e o grupo de amigos deve cumprir a promessa que fizeram quando crianças. Só eles sabem o que se esconde nas estranhas de Derry, o tempo é muito curto e precisam vencer o inimigo.

A narrativa que prende o leitor de uma forma que poucos autores conseguem. Mesmo com o livro relativamente “grande”, a leitura não se torna cansativa, fazendo você perder o sono e não parar até seu desfecho, que foge do clichê, substituindo os arrepios por lágrimas. Cada personagem tem características únicas e personalidade forte, tornando o suspense ainda melhor.

Gostou das dicas? Dá para fazer maratona de livros e terminar todos até as aulas voltarem, aproveita! E você, quais indicaria?

Laboratório de Comunicação Interna, Thamires Faria, 6º período, Curso de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: