Marketing Digital em tempos de crise é tema do Projeto Live

Na quinta-feira, dia 18, aconteceu mais uma conversa do “Projeto Live” da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Dessa vez, convidaram Victor Azevedo, que é professor de Publicidade e Propaganda para falar do tema “Marketing Digital em tempos de crise”. A live ocorreu no perfil oficial da universidade no Instagram com a duração de uma hora.

O evento, que tem acontecido toda quinta feira desde o dia 7 de maio, é produzido, pensado e divulgado pela Universidade Veiga de Almeida. As live já abordaram diversos assuntos, desde o descarte de lixo residencial na pandemia até a importância da reabilitação pulmonar para curados da Covid-19. A programação do projeto está prevista até o dia 16 de julho. “O nosso objetivo é conversar com especialistas da casa e abordar questões relacionadas aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus em diversas áreas do conhecimento e do mercado”, comenta o mediador da live. 

O início da conversa se deu com o professor Victor explicando o que significa Marketing e a diferença para o digital. Ele comenta que área é o estudo de comportamento e influência, seja ela social, pessoal ou familiar. “Existe uma distinção entre Marketing e Marketing Digital? Porque se o Marketing é esse estudo, o que é então o Marketing Digital além de o marketing aplicado à mídia digital? Meu questionamento para isso é: será que ainda existe esse termo? Pode se dizer que, hoje, essa nomenclatura está em desuso. Ao meu ver,  tudo é marketing, só muda a mídia”.

A live seguiu com o professor Victor apontando as principais mudanças e impactos da pandemia para o mercado, para a empresa, para o consumidor e para o Marketing Digital. Para o professor, a crise do novo coronavírus serviu para mostrar para as empresas que é preciso gerar conteúdo e não tem como não estar presente nas plataformas digitais. “As empresas precisam entender que, hoje, não existe só o ponto de contato físico como a de venda direta e de entrega. Antes disso, tem Zero Moment of The Trut (ZMOT) que é a busca de informações sobre aquela empresa, antes da compra. E é exatamente nesse momento que a marca poderia estar gerando algum conteúdo para criar um ponto de contato com o cliente e assim, nutrir, em cima disso, um índice de consumo”. 

Além disso, o professor continuou o assunto ao apontar que a pandemia está gerando mudanças no comportamento do consumidor. Sendo assim, necessário que as empresas acompanhem essas transições. “Nós tínhamos um comportamento de já ficar em casa. O streaming é exatamente isso. O home office já estava presente nas nossas vidas, só não era explorado. Eu aposto em um redesenhamento no comportamento de consumo. Se aquele setor não adaptar e entender a mudança, ele quebra. 

Por fim, a live se encerrou com o professor Victor dando dicas para quem quer empreender nesse novo cenário. “Se você for vender não comece direto por e-commerce. E sim por Marketing Places menores, como Instagram e Mercado Livre para ver se você vai dar conta. O que vale é entender em que nível você está. Imagina que deu um reset no sistema e que todo mundo agora pode fazer coisas novas. Então, qual será o seu próximo passo?”

 

Por Fabyane Melo, 7° período

 

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