Media Lab Talk aborda temas de inovação com foco no consumidor

Projeto ressalta a importância de estar atento ao mercado e às novas metodologias 

 

Design Thinking e Inovação: foco na experiência do cliente, foi o tema abordado por Christiane Melcher, fundadora da NewUSE – empresa de consultoria em UX (experiência do usuário), no Media Lab Talk que aconteceu nesta quarta, 1, via live na plataforma Youtube. A segunda palestra do projeto contou com a participação ativa de alunos dos diferentes cursos da UVA. 

Christiane Melcher respondeu aos questionamentos dos participantes e indicou livros como “Design Thinking”, de Tim Brown, e “Isto é Design de serviço na prática”, de Marc Stickdorn, para quem está começando e deseja saber mais sobre o tema. Para a  coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Ediana Avelar, é importante que o aluno esteja atento a essas mudanças e disposto a participar delas.Aprender, aprimorar seu conhecimento e “aditivar” o seu currículo para ampliar o seu repertório profissional, tendo em vista que são eventos que têm como convidados profissionais renomados do mercado”. 

O Design Thinking é uma metodologia que foca na empatia e nas pessoas. É uma forma de analisar conhecimento e proposta de soluções por meio de um conjunto de ideias que possam relacionar futuras aquisições de informações para abordar problemas. Com essa lógica, as pessoas e o público-alvo são colocados no centro das questões do desenvolvimento de um projeto. O Design Thinking é muito utilizado no mundo dos negócios de diversas áreas com o objetivo de inovar e se conectar com os clientes. 

A palestrante acredita que é fundamental usar essa metodologia para que empresas e marcas consigam entender os argumentos do seu público-alvo para tomar as decisões necessárias a partir desse feedback.  “É possível aplicar o Design Thinking para produtos ou serviços de qualquer área. É fundamental fazer perguntas e entrevistas para os clientes, pois assim, a empresa pode melhorar e ter novas ideias. A partir do momento em que se tem essas conversas e esses dados, você consegue gerar insights que sozinho não conseguiria”.

A coordenadora Ediana Avelar acredita que ao usar essa ferramenta, os alunos de comunicação podem gerar ideias inovadoras, justamente por ser uma metodologia que pode ser aplicada em áreas distintas. “Para criar uma solução diferenciada para um problema de marketing ou comunicação, é preciso saber como funciona a mente dos consumidores e como eles reagem a certos estímulos”.

Mas não foram só os alunos de Publicidade e Propaganda que se interessaram pela palestra. A estudante do terceiro período de Design de Interiores, Viviane Rodrigues, decidiu assistir a live por achar que o tema seria relevante para a sua vida profissional . “Na minha profissão, o Design Thinking será muito válido, pois me ajudará a ter foco total no cliente. Contribuirá com técnicas que me auxiliarão na verificação das possíveis necessidades do usuário e como eu posso propor soluções projetuais para promover um ambiente confortável, agradável e útil”. Para participar das próximas palestras, os alunos devem seguir as redes sociais do Media Lab.

 

Por Fabyane Melo, 7º período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: