Media Lab Talk discute “Place Branding” em live com Paula Malamua

O MediaLab Talk de quinta-feira (07), trouxe para uma conversa com os alunos, por meio de live no Youtube, a designer e doutoranda da Universidade de Lisboa, em Portugal, Paula Malamua. O tema do doutorado da palestrante convidada foi o alvo da discussão na live “Place Branding: como transformar um lugar em uma marca”. O termo pode ser explicado como uma estratégia de governança para projetar imagens e gerenciar percepções sobre lugares. Identidade, imagem, valor, estratégia e reputação são termos abordados nesse tipo de ação.

Paula explicou que o Place Branding é um viés econômico, servindo para atrair visitantes, tanto de turismo quanto de negócios e novos residentes, além de identificar e fortalecer a identidade competitiva do lugar e fornecer uma estratégia unificada de apresentação. O objetivo é tornar um lugar único, com uma identidade singular e características tangíveis (infraestrutura e atributos físicos) e intangíveis (elementos simbólicos, como estilo de vida e tradições). 

A convidada mostrou aos alunos como construir a marca de um local, começando pelo passo mais importante: a estratégia, com visões e ações de longo prazo. Seguido pelos pontos de complexidade, que são: definição da identidade do lugar, equipes multidisciplinares, processos dinâmicos e o suporte político e financeiro. A promessa da marca também é fundamental para a construção, que precisa ter uma narrativa consistente nos pontos de contato. Por fim, a experiência da marca, que precisa ser bem vista a partir da visão do target – o público alvo, seja por publicidade em internet ou boca a boca.

Ao ser questionada por um aluno em como usar o Place Branding em tempos de pandemia, Paula respondeu que não há uma estratégia de longo prazo: “O turismo vai ser extremamente impactado, e se esse for um viés muito forte para aquela cidade, vai ter que ser repensado, os lugares vão ter que se reconstruir”, disse. 

Para finalizar a live, apresentou aos alunos um case que na opinião dela é o melhor evento de Place Branding, o da cidade de Eindhoven, na Holanda: “Tem projetos que são muito felizes na identidade visual e outros na estratégia. E o que eu gosto nesse é que ele é completo, tem um equilíbrio entre a estratégia e a execução”, disse. A palestrante mostrou também uma definição de Place Branding feita por Caio Esteves, fundador da Places for Us, 1º consultoria especializada em Place Branding do Brasil: “É um processo de identificar vocações, potencializar identidades e fortalecer lugares”.

 

Clarissa Lomba Gonçalves, 6º período

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