Mulheres no audiovisual é tema de live na CasaCom Conecta

Na segunda-feira (1), aconteceu no canal do Youtube da Casa da comunicação a primeira de duas lives sobre o tema “Mulheres no audiovisual”, organizadas pelo professor do curso de Publicidade e Propaganda da UVA, Evângelo Gasos. A conversa sobre os “desafios na direção e na produção” de audiovisual foi com as convidadas Paula Rocha, técnica em direção cinematográfica e que atua como diretora de fotografia, e Mari Campitelli, formada em teatro e atualmente trabalha como produtora executiva de publicidade.

O machismo nesse mercado foi bastante discutido. Segundo as palestrantes, no audiovisual, principalmente quando se trata de diretores, há uma discrepância enorme quando se compara a quantidade de homens e mulheres nesse meio. Elas responderam perguntas dos alunos e chamaram atenção para o como sobreviver e se tornar relevante nesse tipo de trabalho. Também falaram do assédio que sofreram. “Na produção, eu tive que aprender a ser mais ‘brava’”, diz Mari. 

Ao  trabalhar com uma banda formada apenas por homens, um dia aconteceu um problema entre eles e o diretor. Mari, que intermediava a situação, percebeu que a diferença de tratamento para com ela era diferente da de outras pessoas ao redor. “Foram extremamente grosseiros comigo, passando um tom de ameaça. Quando um homem da equipe foi falar com eles, o tratamento foi completamente diferente”.  Já Paula citou um caso quando trabalhava com figurino de atores. Aconteceu de um homem ficar o tempo todo mexendo na calça para ela ter que arrumar.

Infelizmente, essas situações constrangedoras acontecem com certa frequência, seja trabalhado em grandes produtoras do audiovisual ou em sets independentes. As convidadas esperam e lutam para que isso acabe.

A próxima live será hoje, dia 9, às 18h, no no canal da CasaCom Conecta. 

 

Por Lucas Bacil, 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: