O primeiro Jota Uva Talk News do ano traz o jornalismo esportivo para debate

Em evento online, Sabrina Conceição, Claudio Uchoa e Fábio Peixoto conversam sobre os bastidores da profissão

A primeira edição de 2021 do Jota UVA Talk News aconteceu na última quinta-feira (8) e reuniu craques do jornalismo esportivo. O jornalista e narrador Claudio Uchoa e a coordenadora de eventos Sabrina Conceição, ambos da SporTV, foram os convidados da live “Treino é treino, jogo é jogo: na quadra ou no campo sempre tem jornalismo esportivo”. O evento online reuniu mais de cem estudantes e foi mediado por Fábio Peixoto, ex-aluno da Universidade Veiga de Almeida e repórter da Record.

Os profissionais contaram histórias sobre as carreiras e dividiram com os alunos suas experiências ao trabalhar com o mundo do jornalismo esportivo, e as perspectivas de mercado para o futuro. Fábio revela que sempre teve interesse por esportes e que isso foi um fator crucial quando precisou escolher a profissão. Ele tem passagem pela Rádio Bradesco Esportes FM, Canal CNT, Band, Fox Sports e atualmente trabalha na reportagem da TV Record.

“Trilhem bons caminhos com pessoas boas, não passem a perna em ninguém e sempre deem o seu melhor. Nunca duvidem e nem ouçam quando alguém disser que vocês não podem”

(Sabrina Conceição)

Além das quatro linhas do gramado e dos repórteres que aparecem na TV, existe uma função muito importante e pouco falada no jornalismo esportivo. Sabrina Conceição atua fora das câmeras, na área de coordenação de transmissões esportivas do SporTV, que é a parte interna do trabalho jornalístico. Ela conta que a sua relação com o esporte começou desde os 2 anos de idade. “As minhas idas aos estádios desde criança foram determinantes para eu escolher o que iria fazer no futuro”. A jornalista, que já passou pela Fox Sports, foi Coordenadora de Transmissões League Pass e produtora comercial da Rede TV, destaca que sua trajetória não foi fácil e reafirma a importância da representatividade feminina no meio esportivo. “O lugar da mulher é onde ela quiser estar. Eu sou a primeira mulher preta a ser coordenadora de transmissão do grupo Globo, mas quero que tenha mais mil”.

O convidado Claudio Uchoa, que é narrador do SporTV, também dividiu um pouco das suas experiências com os estudantes. Ele tem um currículo vasto dentro do jornalismo esportivo e já participou de grandes coberturas, como Copa do Mundo, Olimpíadas, Jogos Paralímpicos e Pan-Americanos. Uchoa relembra que começou no SporTV há 21 anos como estagiário e que um dos momentos mais marcantes da sua carreira foram as Olimpíadas de 2016. “As Olimpíadas foram muito especiais. Não havia credencial para todo mundo, e consegui ir para o Parque Olímpico para fazer a narração do tênis e polo aquático. Foi espetacular”.

Os profissionais revelaram os bastidores do jornalismo esportivo e enfatizaram a importância de encarar as oportunidades como portas abertas. Além disso, deram dicas valiosas para os alunos.

Manoela Anjos, 7º período

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: