Palestra Descomplicando o Trabalho Científico

A palestra Descomplicando o Trabalho Científico aconteceu no dia 09 de setembro via Microsoft Teams, para os alunos do curso de Direito. Mediada pela professora Camila Arruda, o evento teve como intuito demonstrar métodos e técnicas para o bom desenvolvimento de trabalhos científicos para os alunos de graduação em Direito.

A professora Camila Arruda, apresentou no evento virtual um conjunto de dicas para facilitar os trabalhos dos estudantes. Segundo a mesma, não existe trabalho difícil, existe a falta de técnica no desenvolvimento de um trabalho científico. Camila apresentou as “10 dicas para o 10”, que segundo a mesma, ao serem postas em prática em seu trabalho, o sucesso será garantido. 

Dentre as dicas citadas, a palestrante começou citando a importância de delimitar e definir o problema da pesquisa, isto é, quando não se sabe para onde ir, o mais importante é definir sua pesquisa, pois para delimitar o tema, basta apenas uma pergunta. “Faça a pergunta; ao final do artigo, responda sua pergunta”.

Para Camila, a preocupação com o título no início do artigo se mostra inválida; “Só se batiza a criança após o nascimento”. Além das questões citadas, ainda frisou que uma pesquisa científica sempre tem uma preocupação social e apesar de temas iguais, todos os trabalhos são diferentes, a questão central é definir a pergunta do artigo.

Além de determinar e definir a pergunta, outras questões se mostram necessárias para alcançar a nota dez. A formatação pela norma ABNT se mostra necessária para padronizar os trabalhos. 

Outro ponto citado pela professora, são os objetivos, “se não sabe onde quer chegar, todo caminho é válido.” É de suma importância a criação de um objetivo central, isto é, onde você quer chegar na pesquisa. Na visão de Camila, a maior dificuldade dos alunos é justamente delimitar os objetivos por isso outra dica se mostra importante: A metodologia, ou seja, como se pretende chegar ao objetivo. 

Ademais as dicas citadas acima, a professora também compartilhou outras, dentre elas podemos citar: A Elaboração do Sumário pois este é o caminho para seu trabalho, o Desenvolvimento da Pesquisa, a Introdução, as Considerações Finais ou Conclusão e as Referências Bibliográficas. 

No encerramento das “10 dicas para o 10”, Camila ainda apresentou um conjunto chamado “Super Dicas” de modo a guiar o estudante para o tão sonhado dez. 

“Escolha um tema que te dê prazer em desenvolver, você vai dormir e acordar pensando no seu tema. Este momento é para brilhar.”

Camila Arruda

 

Por Thiago Chavantes, 6º período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: