Palestra “Negócios associados aos ODS da ONU: caso da COMPOSTA” dá início, em grande estilo, a mais uma semana de eventos da UVA

Na última segunda-feira (28), a coordenação do curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida, produziu mais uma palestra virtual inovadora e repleta de conteúdos atuais e relevantes. Por meio da plataforma Zoom, o professor e administrador Flávio Nogueira abordou o tema ODS (Objetivos de Desenvolvimento sustentável), explicando como surgiram, o motivo de se fazerem tão importantes na sociedade e principalmente de que maneira estão ligadas às empresas e aos negócios. 

Flávio ministrou a palestra e convidou dois jovens engenheiros e empreendedores para dividir com o público suas experiências. As ODS surgiram depois de um longo processo evolutivo. Em uma das reuniões da ONU foi criado o Relatório de Brundtland, intitulado “Nosso Futuro Comum” e, a partir disso, nasceu o conceito de desenvolvimento sustentável. 

O relatório foi um marco para o que hoje se desenvolveu e gerou os 17 objetivos sustentáveis, que abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. “O relatório diz que temos que nos desenvolver, ou seja, melhorar as nossas condições de vida, sem que com isso impossibilitemos as gerações futuras de usufruir dos mesmos benefícios que nós utilizamos hoje”, afirma o professor.

 O convidado William Hester é um dos criadores da empresa Composta’e, localizada no Rio de Janeiro, especializada em gestão de resíduos. “Nós encaramos essa administração como uma ferramenta de educação ambiental, partindo do princípio de que hoje no Brasil a gestão é caótica. Nosso foco é a coleta e compostagem dos resíduos orgânicos”, afirmou William, que também fez referência à grande e vasta oportunidade que os ODS oferecem aos novos negócios, como o conceito de saneamento ecológico, que foca no mínimo uso de recursos externos, tendo preferência pelos ciclos naturais.

 A convidada Erika Nogueira, doutoranda em planejamento energético, falou da geração de energia através dos resíduos, contribuindo com a apresentação  criador da Composta’e. Ela citou a empresa Home Biogás, grande contribuinte e exemplo nessa busca pela adesão e uso dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis. A empresa busca alcançar 12 dos 17 ODS. “Uma das metas da Home é uma gestão sustentável do resíduo e uso eficiente dos recursos naturais.” Além disso, Erika afirmou que os ODS são essenciais para o nosso dia a dia, pois fazem parte de um plano de ação global tanto para governo como para a sociedade. 

A engenheira ambiental apresentou uma cartilha do SEBRAE que fala do desenvolvimento sustentável nos negócios e oportunidades, explicando e dando dicas de como implementar as ações dos ODS na estratégia das empresas. 

 Ao final das palestras, o professor Flávio abriu espaço para as perguntas dos alunos. “A possibilidade de cada pessoa, individualmente, dar sua contribuição para os ODS, como a separação do lixo orgânico e do telhado verde, tecnologias importantes tanto em pequena como larga escala, é de extrema relevância.” 

 A LIVE encontra-se salva e disponível no canal do Youtube “Administração UVA 2020”, com o conteúdo completo. 

 

Lívia Mendonça, 6° período 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: