Palestra virtual do curso de administração da UVA aborda empreendedorismo e negócios

Analistas do SEBRAE falam sobre como se portar no próprio negócio

Na segunda-feira (27), a palestra virtual do curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida, realizada pelo Teams, tratou de questões importantes para os negócios e empreendedorismo. Mirella Condé, analista do SEBRAE, discutiu o tema “Transforme sua ideia em Negócios”, explicando a melhor forma de passar ideias para o papel, transformando-as, assim, num plano de negócios.

Para a palestrante, qualquer pessoa pode empreender, mas precisa de três coisas para realizar seus planos: conhecimento técnico; habilidades, a experiência prática do que conhece e atitudes, o impulso para realizar tudo isso. Ao final, Mirella respondeu perguntas dos alunos de administração, explicando a crise que as pequenas empresas atravessam por conta do distanciamento social. Ressaltou a importância da mentalidade ágil, um fator essencial para todos os empreendedores. 

A segunda analista do SEBRAE a falar foi Claudia Moreno, com o tema “Talk Mindset Empreendedor”, cujo foco é a mentalidade de um empreendedor, chamando atenção para o público jovem, universitário ou recém graduado. Citou o livro de Carol S. Dweck sobre Mindset. “A mentalidade molda a nossa disposição para aprender, crescer e mudar ou não”, disse. Há vários pensamentos que cercam os empreendedores, e que estão separados no livro entre fixo e crescimento. Cada pessoa pode utilizar esses pensamentos para melhorar ou ficar estagnado de vez no seu negócio.

Para a palestrante, há seis características essenciais para os empreendedores: uma rede de contatos; persistência; autoconfiança; curiosidade e iniciativa; comprometimento e, por fim, estabelecer objetivos e metas claras. Ela encerrou a palestra dizendo “abrace a vulnerabilidade. Ela é a origem da criatividade, da inovação e da confiança”. Pediu para os alunos não terem medo de errar, pois o importante é aprender com o erro.

 

Por Lucas Bacil, 7º período e Bárbara Barth, 6 º período. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: