Palestra virtual sobre protagonismo das marcas empolga público no segundo dia de SECOM Conecta

Fred Gelli, ceo da Tátil Design, fala sobre estratégias inovadoras em um mundo em ebulição

 

A palestra de Fred Gelli, ceo e diretor criativo da Tátil Design, aconteceu na manhã desta terça-feira (28) e empolgou o público que participou do segundo dia da SECOM Conecta 2020. Protagonismo das marcas em um mundo em ebulição foi o tema da conversa. A empresa de Gelli, que tem grandes marcas como clientes, ganhou o prêmio Agência do Ano em 2019 pelo Brasil Design Award.

Nos escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Paris trabalham mais de 100 profissionais de diversas áreas, como psicologia e biologia, e diferentes backgrounds, apontando para uma multidisplinaridade de conhecimentos  necessária à comunicação de uma marca que deseja ser percebida como protagonista na construção de um futuro desejável. “Hoje, os desafios são tão complexos que precisamos desses profissionais”, afirma Gelli. Entre os clientes famosos, estão Coca-Cola, Netflix, Natura, Tim, Danone e Skol. Além disso, a agência faz dois trabalhos pro-bono por ano. 

O job de maior orgulho foi a criação da identidade visual dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A marca precisava representar o carioca. E se tratando de olimpíadas, nada melhor que um abraço, representando a hospitalidade brasileira tão elogiada pelos turistas. Já na Paraolimpíada, em que ele foi diretor criativo da cerimônia de abertura, era preciso transmitir o sentimento e as emoções que um atleta com algum tipo de limitação física sente quando compete. A marca, dessa forma, foi um coração, que ganhou forma com luzes e sensores para os esportistas com deficiência visual.

Nos últimos anos, a Tátil Design redesenhou a marca Danone, adicionando listras e cores pastéis nas embalagens e peças promocionais, que hoje estão em mais de 17 países. Também trouxe as icônicas latas vermelhas da Coca-Cola de volta, unificando os diferentes tipos da bebida. A comunicação visual da Skol foi ressignificada, focando mais no símbolo conhecido por descer redondo. A agência produziu os eventos do Netflix, desde uma conferência até a Comic-Con e o Festival Tudum, que tiveram grande sucesso.

Ao explicar inteligência natural ao público da SECOM, Gelli usou o ecossistema como referência para as agências de publicidade, ressaltando que cada marca tem que buscar sua cor na natureza. Este é o jeito mais interessante para as pessoas entenderem a relação do meio ambiente com a propaganda. Vários exemplos de marcas que deixaram de lado o eco-terrorismo na criação das peças foram dados. Além disso, o designer falou sobre o uso da competição e da cooperação no mercado e nas campanhas, afirmando que as marcas terão que mudar de comportamento para acompanhar essa evolução. 

 

Luiza Almeida, 6º período

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