Parceria entre UVA e Rio 2C vira e-book

O livro, que conta com conteúdo produzido por professores e alunos, já está disponível na Amazon

 

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida firmaram parceria com a edição de 2019 do evento Rio2C, e com isso estimularam os alunos a colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula. Como resultado, o e-book Rio2C – Experiências e conexões com o futuro: a comunidade acadêmica no maior evento de criatividade e inovação da América Latina foi lançado na última terça (18) pela editora iVentura na plataforma da Amazon, por um valor simbólico que visa apenas cobrir as taxas administrativas, sem fins lucrativos.

 

A última edição do maior evento de inovação e criatividade da América Latina, o Rio 2C, aconteceu em abril de 2019 na cidade do Rio de Janeiro e reuniu profissionais dentre os maiores nomes do setor criativo em áreas como a música, cinema e games. O evento foi dividido em três pilares: mercado, conferência e festival, e incentivou a produção de conteúdo original na indústria criativa. A próxima edição vai acontecer dos dias 5 a 10 de maio, na Cidade das Artes, na Barra de Tijuca, Zona Oeste do Rio.

 

Os coordenadores Ediana Avelar e Luís Carlos Bittencourt, e as professoras Cecília Seabra e Diana Damasceno são os organizadores do e-book, que pensaram a melhor forma de construir uma narrativa das experiências. Já o professor Carlos Eduardo Fonseca ficou responsável por diagramar o produto. “Os alunos são os verdadeiros protagonistas do processo. Eles apenas receberam nossa mentoria e orientação. Eu recomendo que eles participem de eventos dessa natureza porque o futuro é inovação”, explica a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Ediana Avelar.

 

O jornalista Felipe Pereira, que na época era estudante e estagiário da Agência UVA, conta que o Rio 2C foi uma experiência incrível em sua formação profissional. “Achei muito interessante sentir essa rotina de assistir às palestras enquanto produzia as matérias. Foi uma das primeiras vezes que me senti realmente como um jornalista, e isso não tem preço. Confesso que fiquei um pouco nervoso quando soube que faria parte desse projeto, mas a confiança que as professoras Cecília e Daniela me passaram tornou tudo mais fácil. Fico feliz em ter ajudado de alguma maneira a universidade”, afirma.

 

O maior aprendizado para os estudantes que participam de um projeto como esse está relacionado a desenvolver o melhor método de planejamento e organização para que o trabalho seja bem feito. E foi isso que o aluno do 7° período de Jornalismo, Igor Villas Boas, entendeu como a lição mais valiosa que absorveu da experiência de fotografar o evento para o Núcleo de Imagem e Memória. “Trabalhar com os amigos é sempre bom. Além disso, conviver com os professores fora do ambiente da faculdade é bastante gratificante, pois ajuda a estreitar as relações”, conta o aluno. 

 

“A nossa expectativa é que o e-book tenha uma boa repercussão, para que nós possamos fazer uma nova edição, que contará com a participação de novos alunos, escrevendo sobre novas experiências e temas do próximo evento. A ideia é repetir o que deu certo na primeira edição e aprimorar alguns pontos”, conclui o coordenador do curso de Jornalismo, campus Tijuca, professor Luís Carlos Bittencourt.

Por Fabyane Melo, 7° período e João Henrique Oliveira, 7° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: