Peter Kronstrøm participa de masterclass para alunos da UVA

A Universidade Veiga de Almeida convidou Peter Kronstrøm, head do Copenhagen Institute for Future Studies, para realizar a masterclass “O futuro manda notícias” no dia 23 de março. A palestra virtual foi mediada pela reitora Beatriz Balena e transmitida no canal do Youtube da instituição. 

Peter é dinamarquês, mora no Brasil há 10 anos e desde 2012 faz estudos sobre os cenários futuros mundiais. No bate-papo, ele falou sobre a importância de analisar o futuro para o nosso dia-a-dia e sobre as suas aplicações na sociedade. “O nosso cenário atual pode ser confuso, mas uma coisa que a gente sempre pode falar é que graças a Deus sempre temos o futuro”. 

O diretor do Instituto Copenhagen já atuou profissionalmente na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Austrália e possui em seu currículo palestras e workshops para a ONU, Banco Mundial, além de contribuir ativamente para o engajamento do público de diversas empresas multinacionais dentro e fora do Brasil. Peter enfatizou que o futuro está sendo criado neste momento entre todos nós e contou que essa abordagem faz com que o poder de criar o futuro que queremos fique na palma de nossas mãos. 

Ele compartilhou seus vastos conhecimentos com os estudantes e explicou que, ao contrário do que muitos pensam, estudar o futuro e projeções de cenários não é algo restrito à multinacionais, políticos e líderes mundiais. “Todos nós precisamos começar a pensar em maneiras construtivas sobre que tipo de futuro nós queremos e fazer a consciencialização se o futuro pode ser influenciável e qual a nossa responsabilidade”. 

Peter Kronstrøm e reitora Beatriz Balena no encerramento da MasterClass realizada via YouTube (Imagem: Print da Tela)

Além disso, Peter mostrou as megatendências, que são grandes conjuntos de tendências que moldam o futuro e destacou a importância do aprendizado e das universidades. “Estamos vivendo em um cenário onde o papel da universidade para o nosso futuro nunca foi tão necessário”. O dinamarquês também falou sobre a mudança de paradigmas na educação, o avanço da tecnologia e a digitalização da sociedade. “Agora no cenário atual que estamos vivendo, realmente a tecnologia está salvando muito, mas vêm com uma série de consequências que também vão impactar no nosso futuro”. 

Manoela Anjos, 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: