PIC UVA 2020 tem lista de projetos aprovados divulgada

O projeto envolve alunos dos três campi: Barra, Tijuca e Cabo Frio

 

A edição de 2020 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Veiga de Almeida (PIC UVA) acontecerá entre os dias 02 a 05 de dezembro. As inscrições aconteceram do dia 14 de outubro de 2019 ao dia 20 de março de 2020, podendo participar alunos de qualquer graduação tradicional ou tecnológica, presencial e EAD. A lista com os projetos aprovados pela comissão científica foi divulgada no dia 27 de maio.

Em sua 4ª edição, o PIC UVA contou com 230 trabalhos inscritos e 217 aprovados, uma queda de 15% em relação ao ano passado. A principal hipótese é que a consequência na diminuição do número de inscritos seja devido a pandemia e o aumento da demanda de atividades dos alunos nesse período. Apesar disso, o professor responsável pela coordenação do projeto, Cristiano Bertolossi, avisa que ainda dá tempo de qualquer aluno participar: “Cada projeto tem 6 vagas, e muitos estão com 2 ou 3 alunos. Então, quem tiver interesse, existe a possibilidade de ingressar em um projeto já aprovado. Basta entrar em contato com o orientador”.

O objetivo do programa é estimular os alunos a desenvolverem projetos de pesquisa com viés tecnológico, pedagógico e científico. Além da possibilidade de estruturação de um currículo lattes mais prestigioso, o aluno também terá conhecimento que o beneficiará no mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais a redução de custos sem perda de qualidade: “O aluno aprende a fazer um projeto que possa viabilizar a ocorrência de determinada prática dentro daquele cenário em que ele trabalha com um custo menor e com uma efetividade maior. O contato com a iniciação científica é um primeiro passo pra isso.”, garante o professor.

A aluna do 6º período de Jornalismo, Luiza Almeida, teve seu projeto aprovado com o tema: “Evolução dos Videoclipes Brasileiros: da MTV aos vídeos que exalam representatividade e se comunicam com o público”, orientada pela professora Vânia Fortuna. A estudante desabafa dizendo que no momento a experiência está cansativa devido a quarentena e ao grande número de trabalhos, mas conta que a professora lhe deu muito suporte e está confiante. Ela também destaca que vê a oportunidade de pesquisa, como um pontapé inicial para a elaboração do TCC: “Minha maior expectativa é que eu consiga fazer um bom projeto, escrever minhas ideias e passa-las para um artigo. Eu quero que seja um trabalho que eu possa usar como uma continuação para o TCC, espero que me ajude bastante”, disse.

 Para conferir a lista de aprovados, basta clicar aqui.

 

Clarissa Lomba Gonçalves, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: